MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Em Angra dos Reis, RJ, 20 mil foram afetados pelo temporal


Na cidade, há 320 desalojados e 160 desabrigados.
Previsão de chuva forte na Região Serrana deixa Defesa Civil em alerta.

Do G1 Rio
O coordenador da Defesa Civil estadual, coronel Douglas Junior, afirmou, na noite desta quinta-feira (3), que o município com maior número de afetados - pessoas que tiveram suas rotinas alteradas - foi Angra dos Reis, na Região da Costa Verde, no Sul do estado do Rio de Janeiro. Ao todo, foram 20 mil pessoas afetadas. "Angra é uma região muito vulnerável por causa das encostas, por isso 2.380 pessoas foram evacuadas preventivamente", afirmou.
No município, foram registrados 320 desalojados e 160 desabrigados, segundo a Defesa Civil estadual. Além disso, 38 edificações foram danificadas e outras nove destruídas completamente, em bairros de alto risco geológico. em razão da forte chuva que atinge o estado do Rio desde a madrugada desta quinta-feira. Outra cidade bastante atingido na região foi Mangaratiba, com 113 desalojados, segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil municipal.
O distrito de Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foi o mais devastado pelo temporal. Foram 212 milímetros de chuva em 24 horas, mais da metade do previsto para todo o mês de janeiro. A enchente deixou 250 desabrigados, um desaparecido e um morto, segundo o coronel Douglas Junior. A chuva atingiu também os municípios de Nova Iguaçu, Belford Roxo e Seropédica, onde há 35 desalojados.
Região Serrana em alerta
De acordo com o coordenador da Defesa Civil estadual, Douglas Junior, a maior preocupação é com os municípios da Região Serrana do Rio de Janeiro, já que há previsão de chuva forte para as próximas horas.
"Em Teresópolis, está chovendo além do esperado. Houve transbordamento novamente do Rio Paquequer, mas numa magnitude menor do que a anterior. A Baixada Fluminense ainda preocupa, mas a Região Serrana um pouco mais por causa da instabilidade do sistema que está lá. Sirenes foram acionadas recentemente", disse o coronel.
Em Teresópolis, há 50 desalojados. Já em Petrópolis foram registrados 170 milímetros de chuva em 24 horas, 30 pessoas estão desalojadas e 5 mil foram afetadas. Segundo a Defesa Civil estadual, não choveu em Nova Friburgo, mas ainda há risco de temporal. Por isso, 40 pessoas foram evacuadas preventivamente.
A chuva que teve início na madrugada desta quinta-feira (3) obrigou mais de 3 mil pessoas a deixarem suas casas no estado do Rio. Segundo a meteorologista de Defesa Civil estadual, Michele Lima, a previsão é de chuva contínua nesta sexta-feira (4). No sábado (5), o tempo deve começar a melhorar, mas há possibilidade de pancadas de chuva durante todo o fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário