MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Em MT, soja valorizada aumenta arrendamentos de terra


Valorização do grão está mexendo com os negócios no estado.
Agricultores estão arrendando novas áreas para ampliar o plantio.

Do Globo Rural
Solo fértil, clima que às vezes surpreende, mas ainda assim é favorável. Estas foram algumas características que despertaram o interesse de Antônio Rukel para as terras em Mato Grosso.
Antônio é pequeno agricultor no Paraná há 30 anos. Depois de plantar soja em Denise, no oeste de Mato Grosso, ele já pensa em mudar de endereço.
A proposta de arrendamento foi apresentada pelo genro, Leandro Boff, que já está fazendo a segunda safra com esta forma de acesso à terra, agora em parceria com o sogro.
Sem capital para investir alto e comprar uma fazenda, Leandro firmou um contrato para plantar em 800 hectares. Pelo uso da terra, ele paga duas sacas de soja por hectare.

Não existe ainda uma estatística oficial do número de contratos firmados, mas os próprios produtores observam o mercado aquecido. O motivo é a valorização da soja.
Segundo o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária, a previsão para 2013 é de que a produção continue em alta, o crescimento deve ser em torno de 13%. O arrendamento tem participação nisso.
Vanderlei Reck Junior planta em 1100 hectares arrendados em Tangará da Serra, terras que antes eram pasto. Segundo ele, a pecuária também tem cedido espaço para o arrendamento de lavouras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário