MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Em Olinda, Homem da Meia-Noite traz consciência ambiental ao carnaval


Projeto de 2013 capacita catadores e conscientiza foliões.
Jornalista Francisco José e alfaiate Brasil são os homenageados.

Do G1 PE

Camisa do bloco foi apresentada durante a coletiva (Foto: Katherine Coutinho/G1)Camisa do bloco foi apresentada durante a coletiva (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Respeito ao meio ambiente. Esse é o pedido e o tema do Clube de Alegoria e Crítica o Homem da Meia Noite, um dos mais tradicionais blocos do carnaval de Olinda. Com o tema 'Catadores, Sutentabilidade e Vida', a agremiação homenageia neste ano o jornalista Francisco José e o alfaiate Alederico Fernandes de Oliveira, mais conhecido como Brasil, que faleceu em 2012 e era o alfaiate oficial do calunga, como o gigante é chamado. Os detalhes da folia 2013 foram apresentados nesta quinta-feira (10), em Olinda.
A proposta do tema, explica o presidente da agremiação, Luiz Adolpho, vão além do desfile à  meia-noite do sábado de Zé Pereira. "Vamos fazer capacitação dos catadores que trabalham no Sítio Histórico de Olinda. O Homem da Meia-noite vai às ruas antes do carnaval para mostrar que está atento à sustentabilidade", detalha o presidente. Além da capacitação,  a agremiação vai promover ações com turistas e foliões, como mostrar quem vem a Olinda que é possível economizar água e energia, evitando o desperdício. "Inovar é preciso, mas sem esquecer a tradição", ressalta Luiz Adolpho.
Gravata e botão foram confeccionados com material reciclado por Xuruca Pacheco (Foto: Katherine Coutinho/G1)Gravata e botão foram confeccionados com material reciclado por Xuruca Pacheco (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Com a perda do alfaiate oficial, que cuidou com carinho e dedicação durante pouco mais de 20 anos da roupa do Homem da Meia-Noite, a agremiação convidou neste ano a figurinista Xuruca Pacheco para confeccionar a roupa do calunga. Conhecida por seu trabalho na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, Xuruca recebeu a missão de integrar o tema deste ano a uma que Brasil costurou. "Espero poder honrar o nome de seu Brasil. É uma responsabilidade muito grande, eu disse que queria a roupa que ele fez e daria vida a essa roupa", explica Xuruca, que apresentou a gravata e um botão, criados a partir de materiais recicláveis.
A ideia é que, a cada ano, um novo estilista ou costureiro seja convidado a fazer a roupa do Homem da Meia-Noite. "O conheci desde a infância. Ele já foi homenageado outras vezes, mas não podíamos deixar de homenagear neste ano. A partir deste ano, o Homem da Meia-noite não vai ter mais alguém fixo, é uma homenagem também ele", afirma o presidente.
A filha de Brasil, Simone Oliveira, se mostrou emocionada com o reconhecimento. "Meu pai deixou muita saudade. Eu nasci e cresci no Homem da Meia-noite. É muito gratificante ver reconhecida a dedicação que meu pai sempre teve, a perfeição que ele fazia questão de honrar quando fazia a roupa. Era um amor muito grande. As pessoas que chegarem para fazer o que ele fez, que seja com muito carinho", diz Simone.
Jornalista
Também homenageado devido a seu trabalho em prol da natureza, indo do Sertão ao arquipélago de Fernando de Noronha, e também pela relação que tem com a história da agremiação, o jornalista Francisco José, da TV Globo, se mostrou surpreso pela premiação. "É o primeiro clube de carnaval que me convida para participar diretamente. Pelo fato de ter 37 anos de profissão, cobri o carnaval antigamente", lembra Francisco José.
Na sede do bloco, os homenageados foram anunciados: Brasil e Francisco José (Foto: Katherine Coutinho/G1)Na sede do bloco, os homenageados foram anunciados: Brasil e Francisco José, segundo à esquerda (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Luiz Adolpho adiantou também que o cantor e compositor Alceu Valença está trabalhando na música e em um vídeo para o Homem da Meia-Noite. "Esperamos poder apresentar em breve as novidades, nesse momento ele está na Europa e não pode estar aqui", afirma o presidente.
Camisas
As camisas desse ano da agremiação também foram apresentadas. O tradicional fraque, marca registrada do Homem da Meia-Noite, está estampado na camisa, à venda na sede do clube, no bairro de Bomsucesso. As camisas custam R$ 30 cada uma. O clube funciona de quinta a domingo, sendo de 14h às 20h na quinta e na sexta, durante o dia no sábado e até o meio-dia no domingo.

Um comentário: