ANS suspendeu planos de sete operadoras do estado.
Especialistas dão dicas de como proceder na hora de contratar plano.
Difícil achar quem não queira ter um plano. Acontece que muita gente que tem plano de saúde anda se queixando. O casal Amanda e Wilson é cliente de uma operadora e teve muitos problemas quando mais precisaram de segurança, na semana passada. Faltando menos de quatro horas para o nascimento de João Gabriel, o plano ainda não havia autorizado o parto.
“Eu como cliente esperava, evidentemente, um suporte do plano que a gente paga todos os meses para ter essa tranquilidade. Me senti muito prejudicado, psicologicamente abalado com o nascimento do meu filho e o plano me causou todo esse transtorno e me resta agora procurar as vias legais para reclamar. É certo que a ANS tem o conhecimento do que está acontecendo”, disse o advogado Wilson Miranda.
Outra dica importante vem da Associação Brasileira das Empresas de Medicina de Grupo (Abramge), que acompanha e fiscaliza as operadoras de saúde. “Para o usuário fica o conselho: ao contratar um plano de saúde informe-se com o seu papel que é oferecido pelo corretor, não assine nada antes de você se certificar da empresa que está sendo contratada se for contratação individual. No caso da contratação coletiva, o usuário tem uma garantia maior até porque a sua empresa vai fazer uma pesquisa rápida de mercado, vai ver quais são as operadoras que estão sem dificuldades”, comentou Flávio Wanderley, presidente da Abramge.
O Ministério da Saúde informou que vai anunciar na quinta-feira (10), em Brasília, nova suspensão de operadoras e planos de saúde que descumpriram prazos de atendimento. Eles terão a comercialização de produtos suspensa por não cumprirem os prazos máximos de atendimento aos clientes. Esta será a terceira vez que o Ministério da Saúde e a ANS adotam a medida.
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