MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 20 de janeiro de 2013

Embrapa desenvolve técnica de pastagem para cabras


Pastejo rotacionado é um sistema que a pastagem é subdividida.
O capim utilizado é a graminha forrageira tropical, que adapta fácil a regiã.

Do G1 PI
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) criou uma nova técnica na alimentação de cabras, é o pastejo rotacionado, que aproveita o pasto de pequenas propriedades para conseguir maior peso aos animais. O método ainda ajuda a manter a qualidade do solo.

O pastejo rotacionado é um sistema no qual a pastagem é subdividida em três ou mais piquetes, que são pastejados em sequencia por um ou mais lotes de animais. Difere do pastejo contínuo, em que os animais permanecem na mesma pastagem por um longo período de tempo (meses), e do pastejo alternado, no qual a pastagem é dividida em dois piquetes, que são pastejados alternadamente. Com o advento das cercas eletrificadas, tornou-se muito mais fácil e barato a implementação do pastejo rotacionado nas fazendas.

De acordo com as pesquisas feitas pela Embrapa as formas corretas desse sistema de produção estão sendo implantada em propriedades da Zona Rural de Teresina, onde o módulo rotacionado intensifica a ares permitindo a lotação de animais em pequenos espaços.

O criador de caprinos, Ocenilton Coelho, já tinha aplicado um projeto parecido em uma de suas propriedades, sem alcançar a produtividade desejada o criador recorreu a Embrapa Meio-Norte. A solução veio através do pastejo intensivo rotacionado, após quatro meses de aplicação o criador já percebe os benefícios. Além de uma economia de 40% nos custos da alimentação os animais também ganharam peso mais rápido.

“A partir do segundo mês de implantação do projeto reduzimos pela metade o fornecimento de alimentos concentrados para os animais e mesmo assim ganharam peso. No curso de um ano pretendo tabular os custos e assim saberemos o que foi ganho em termo de peso”, disse.

Segundo Anísio Lima, técnico da Embrapa, o capim utilizado é a graminha forrageira tropical, que adapta fácil ao clima da região e tem boa rentabilidade em grandes áreas. O objetivo do órgão é diversificar o método para todos os tipos de propriedade. “É uma das formas de aperfeiçoar espaço aumentando a produtividade por área e conservar o solo e o meio ambiente”, afirmou Anísio.

Um comentário:

  1. Muito bomm gostei , como faço pra adquirir as sementes do capim forrageira tropical?
    meu email: mendeshelder@hotmail.com
    abraço espero resposta.

    ResponderExcluir