MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

'Emociona muito', diz carnavalesco sobre homenagem a Gravataí


Acadêmicos de Gravataí celebrará os 250 anos da cidade no Porto Seco.
Algumas alas reservam surpresas especiais para os foliões.

Jessica Mello Do G1 RS

Igreja de Nossa Senhora dos Anjos é retratada no quarto carro alegórico da escola (Foto: Jessica Mello/G1)Igreja de Nossa Senhora dos Anjos é retratada no quarto carro alegórico da escola (Foto: Jessica Mello/G1)
Os moradores de Gravataí terão motivos para celebrar o ano de 2013. Em especial, o dia 8 de abril, data em que a cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre completará 250 anos. Para homenageá-la, a Acadêmicos de Gravataí dedicou o samba-enredo do carnaval deste ano ao município. As alas, carros alegóricos e fantasias que passarão pela avenida do Complexo Cultural do Porto Seco no dia 8 de fevereiro prometem emocionar foliões e, principalmente, membros da escola.
Para o carnavalesco Sérgio Ávila, o tema de 2013 faz reviver na memória momentos especiais. Natural de Gravataí, Sérgio retorna à escola após cinco anos longe. Cada adereço preparado, cada ideia tirada do papel, traz muito mais emoção na preparação do desfile.
"Um dos carros alegóricos irá falar sobre a Igreja de Nossa Senhora dos Anjos. Fui criado ali e estudava em uma escola que ficava ao lado. Ia sempre à Igreja rezar e chorar por causa do bullying, como vocês chamam hoje em dia, que sofria. Isso me emociona muito. Nunca vou repetir com tanto coração o fazer carnaval em uma escola", conta Sérgio.
Sérgio Ávila, carnavalesco da Acadêmicos de Gravataí (Foto: Jessica Mello/G1)Sérgio Ávila, carnavalesco da Acadêmicos de
Gravataí (Foto: Jessica Mello/G1)
Apesar de ter começado a trabalhar com o carnaval somente em 2006, o atual carnavalesco vive a data desde pequeno. Sua primeira participação na avenida foi em 1989, pela União da Vila do IAPI. Desde lá, desfilou no Porto Seco em praticamente todos os anos, inclusive naqueles em que já estava trabalhando diretamente nas escolas. Este ano, por exemplo, deve desfilar em duas, ainda não confirmadas.
Produtor de eventos e formado em relações públicas, Sérgio aproveita as experiências adquiridas fora do barracão para acrescentar sempre algo de novo em seus desfiles. Desde inovações até materiais reaproveitados. Neste ano, na Acadêmicos de Gravataí, o carro "Sol da Abolição", terceiro a passar pela avenida, receberá máscaras usadas em um evento sobre a África em 2006 e tapadeiras forradas com corino marrom de um evento sobre os maias do ano passado. Com isso, a escola economiza no produto final.
Além do carro que retratará a escravidão, o desfile da Acadêmicos reserva outros momentos especiais. Como é o caso da sua comissão de frente, que fará o "Parabéns a Você" a Gravataí, com direito a bolo e diversos outros elementos festivos. Já a ala "Tradicionalismo" tratá o CTG Aldeia dos Anjos, segundo lugar no Enart 2012. Em suas fantasias, virão elementos das roupas típicas que marcaram as apresentações no Encontro de Arte e Tradição do último ano.
"É um choque de cultura, mas eles estão se adaptando bem. Estão bem frenéticos com o desfile. Estão ensaiando todas as terças e quintas-feiras", revela Sérgio Ávila.
Vários materiais dos carros alegóricos vêm de eventos realizados por Sérgio Ávila (Foto: Jessica Mello/G1)Vários materiais dos carros alegóricos vêm de eventos realizados por Sérgio Ávila (Foto: Jessica Mello/G1)
Para chegar com tudo pronto no segundo final de semana de fevereiro, a comunidade de Gravataí trabalha intensamente. Além do barracão, onde são produzidos os 5 carros alegóricos e algumas das fantasias que preencherão as 17 alas e vestirão os 1.900 componentes da escola, outros 10 ateliês se ocupam em finalizar o restante. Tudo para fazer do Porto Seco uma verdadeira festa de aniversário.
Confira o samba-enredo "São 250 anos! De Aldeia dos Anjos a Gravataí: uma homenagem de amor da Onça Negra", composto por Diego Nicolau, Vinícius Machado, Gustavo Barros, Cláudio Russo, Dilson Marimba e Diego Tavares:
Canta forte, meu povo
Vamos brindar a essa terra hospitaleira
São 250 anos de amor
E a onça negra vem mostrar o seu valor

Salve o rio que nos dá a vida
Rio dos meu sonhos
Resplandece a noite de folia
Aldeia dos ventos, a ti componho
Terra de rara beleza
Espírito que a toca é guarani
Gira moinho trazendo futuro
Ao vale de gravataí
Em seu chão vai brotar
Esperança para a vida melhorar
No vai e vem dos mercadores
Ôôô brilha o sol da abolição
Ao cair do noite, luar do amores
Traz inspiração

Nossa senhora dos anjos
Abençoai nosso progresso
No distrito industrial
É bom ter mais sucesso
E no rufar do tambor, religiosidade
Na festa do divino é só felicidade
Cultura singular, esporte, educação
E no meu carnaval, encontro uma paixão
Minha gravataí, como é bom te ver sorrir

Nenhum comentário:

Postar um comentário