MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Enquanto filhos e netos tomam sol, avós jogam bocha em praia de SC





Canchas foram construídas ao longo da praia de Balneário Camboriú.
Sócios têm, em média, de 50 a 70 anos, mas mais velho já completou 99.

Géssica Valentini Do G1 SC

Sócios têm entre 50 e 99 anos em Balneário Camboriú (Foto: Géssica Valentini/G1)Sócios têm entre 50 e 99 anos em Balneário Camboriú (Foto: Géssica Valentini/G1)
Enquanto os filhos e netos vão à praia para tomar sol ou caminhar, os avós têm outro passatempo na Praia Central de Balneário Camboriú: jogar bocha. Ao longo da praia, há 10 canchas, que foram construídas por uma sociedade formada por cerca de 60 pessoas. Segundo Dorival dos Passos, de 64 anos, a maioria dos sócios tem entre 50 e 70 anos, mas o mais velho já completou 99.
As canchas foram construídas com autorização da Prefeitura, em espaços determinados. São locais privados aos sócios, que podem convidar outras pessoas para jogar. "Podem ser turistas ou pessoas conhecidas. Cada um tem liberdade para convidar outros", explica Noé Pereira de Albuquerque, de 72 anos.
A rotina é sempre a mesma: todos os dias, geralmente entre 17h e 20h, após o pôr do sol, se reúnem para jogar, cada grupo em sua respectiva cancha. "Primeiro o soninho da tarde, depois, quando as esposas já estão cansadas de nós, viemos para cá", brinca Ivo Scharff, de 68 anos.
Segundo Ivo, 70% dos sócios reside na cidade e os outros 30% passam apenas a temporada. Porém, os jogos ocorrem durante todo o ano, inclusive com campeonatos e torneios. "Há uma liga estadual, com jogos abertos. É oficial para nós, 'garotada'", ri ele, que compara o esporte a uma terapia.
"Os netos vêm para olhar, para irem à praia. Já nós, mexemos com a areia, mas só para espalhar para lá e para cá", complementam, brincando com as próprias limitações, mas orgulhosos do passatempo na praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário