MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Especialista alerta para uso indiscriminado de antibióticos

Luana Almeida A TARDE

O uso de medicamentos  sem prescrição médica, por automedicação, pode mascarar sintomas de doenças de maior gravidade. Esse é o alerta do farmacêutico e pesquisador do Complexo do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), Genário Oliveira.
Além disso, de acordo com o especialista, a utilização de antibióticos de forma indiscriminada pode levar a geração à resistência bacteriana, que são capazes de se multiplicar na presença do antibiótico mesmo em altas doses, o que dificulta o tratamento. "O uso sem orientação médica possibilita o desenvolvimento de bactérias resistentes. Por conta disso, muitos laboratórios, hoje, investem no desenvolvimento  de novas moléculas, mais fortes e capazes de combater a ação dessas bactérias".
Na opinião do farmacêutico, a venda irregular de medicamentos é um problema de saúde pública que deve ser combatido não apenas pela Visa e pelo CRF, mas por todos os profissionais do sistema de saúde. "O farmacêutico também deve orientar o paciente para o uso racional desses medicamentos", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário