MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Estudo antropológico reconhece novas terras indígenas em MS


Área está localizada no município de Iguatemi, em Mato Grosso do Sul.
47 fazendas localizadas nessas terras podem ser desapropriadas.

Do Globo Rural
Um estudo antropológico encomendado pela Fundação Nacional do Índio (Funai) reconheceu novas terras indígenas em Mato Grosso do Sul. A área está localizada no município de Iguatemi.
O estudo antropológico apontou uma área de 41,5 mil hectares como terra indígena na região de Iguatemi, no sul de Mato Grosso do Sul. O estudo contratado pela Funai começou em 2008. Segundo a fundação, dois mil indígenas guarani kaiowá vivem na região da bacia do Rio Iguatemi e seriam contemplados com a reserva. Hoje, 47 fazendas localizadas nessas terras podem ser desapropriadas. Em todas as propriedades há criação de gado.
O presidente do Sindicato Rural de Iguatemi é contra o resultado do estudo. “Nós do sindicato não concordamos com esse laudo. Os produtores também não concordam. O fato de que em alguns lugares os índios andavam, passeavam ou moraram por algum tempo existe no Brasil inteiro. Em qualquer região onde nós vamos fazer o laudo com a intenção que eles fazem, vamos dizer que era terra indígena”, diz Hilário Parise.
Hoje, os índios estão restritos a uma pequena área de dois hectares em uma das fazendas da região. Com o resultado do estudo os índios sonham com a oportunidade de poder ocupar as terras delimitadas como indígenas.
Os índios e os proprietários das fazendas têm até 90 dias para contestar o conteúdo do relatório. Se alguma das partes se manifestar, a Funai tem mais 60 dias para se pronunciar. Depois desse processo, um relatório final é encaminhado ao Ministério da Justiça, que tem o papel de publicar a portaria declarando a terra como indígena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário