MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Exigência de visto caiu de 77% para 63% no mundo nos últimos 5 anos


Apesar disso, só 18% da população não precisou do documento em 2012.
Dados são de pesquisa da Organização Mundial de Turismo.

Do G1, em São Paulo

A exigência de visto de turismo caiu no mundo nos últimos cinco anos, afirma a OMT (Organização Mundial do Turismo). Em 2012, o visto tradicional -- que precisa ser tirado antes de viajar -- era requerido para 63% da população mundial. Em 2008, a exigência valia para 77%.
Visto para a India (Foto: Creative Commons/Jon Rawlinson)Passaporte com visto para a India
(Foto: Creative Commons/Jon Rawlinson)
Segundo a OMT, desde 2010, 43 destinos facilitaram o trâmite de visto para cidadãos de ao menos 20 países. Isso inclui deixar de exigir o documento, permitir que ele seja tirado na chegada ao país ou estabelecer um visto eletrônico.
No entanto, as barreiras ainda são grandes: apenas 18% da população mundial não precisou de nenhum tipo de visto para viajar a turismo em 2012.
A possibilidade de solicitar o documento ao chegar ao destino estava disponível para 16% da população e a de pedir um visto eletrônico, para 2%.
O secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, afirmou que movimentos importantes foram feitos recentemente para facilitar os trâmites de visto no mundo, mas ele disse também que as exigências vigentes ainda representam um obstáculo ao crescimento do turismo.
“Uma política restritiva em relação aos vistos significa oportunidades perdidas para o crescimento da economia e dos empregos que o turismo poderia trazer para esses destinos. O visto pode ser um impedimento para a viagem do turista quando os custos, sejam monetários ou indiretos, excedem um certo limiar”, afirmou.
As regiões mais e menos 'abertas'
A pesquisa mostrou ainda que em 2012 as Américas e as regiões da Ásia e do Pacífico foram as mais “abertas” em termo de exigências de vistos.
Para visitar o continente americano no ano passado, por exemplo, 31% da população mundial não teve que apresentar nenhum visto, 8% pôde obter o documento já na chegada ao país e 1% poderia ter solicitado um visto eletrônico.
No caso da Ásia, esses números são, respectivamente, de 20%, 19% e 7%.
Os destinos europeus foram considerados os menos “abertos”. Apesar de 21% da população global não ter precisado de visto para entrar na Europa a turismo, só 6% pôde tentar um visto na chegada, e não havia nenhum sistema de visto eletrônico vigente.
Facilitar o processo de visto pode gerar US$ 206 bilhões em receita extra de turismo e criar 5,1 milhões de empregos adicionais até 2015 apenas levando em conta as economias do G20, de acordo com pesquisadores da OMT e do Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário