MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Falta de chuva ameaça fornecimento de água para produtores do RN


Nível de reservatórios e represas preocupa produtores rurais do RN.
Quem depende de irrigação diminui o uso da água no oeste do estado.

Do Globo Rural

O agricultor Servi Bezerra recorre à irrigação para garantir a produção de banana numa área de oito hectares durante todo o ano. Para isso, o agricultor se beneficia das águas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a maior do Rio Grande do Norte, com capacidade para armazenar até 2,4 bilhões de metros cúbicos de água. Mas com a estiagem no semiárido, o reservatório está secando e preocupando o produtor que já pensa em racionar o consumo.
Pelo menos 140 pequenos produtores do município de Alto do Rodrigues, no oeste do Rio Grande do Norte, estão temerosos com a situação da barragem. Todos são vinculados ao Projeto de Irrigação Baixo Açu.
Entre todas as barragens do Rio Grande do Norte, a Armando Ribeiro Gonçalves está com o melhor nível de armazenamento. Na última medição feita pelo DNOCS, o reservatório estava com 1,25 bilhão de metros cúbicos, o que corresponde a 52% da capacidade. No mesmo período do ano passado, esse índice estava em 80%.
Sem chuva e com previsões nada animadoras, o produtor Francisco da Silva resolveu racionar o consumo. Por contrato, o produtor pode irrigar a área com 50 mil mudas de mamão por até 9hs, mas ultimamente ele reduziu esse tempo. “O bom seria que tivesse água direto. Mas a gente vai procurar fazer o máximo para manter só o normal da água e rezar para chover”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário