MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Família pede nova avaliação sobre morte cerebral após lipoaspiração


Manicure de 24 anos permanece internada em hospital de São Carlos, SP.
Mãe da jovem procurou médico particular para constatar o estado de saúde.

Fabio Rodrigues Do G1 São Carlos e Araraquara

Cardiologista amigo da família foi ao hospital avaliar situação (Foto: Fabio Rodrigues/G1)Cardiologista amigo da família foi ao hospital avaliar
situação da manicure (Foto: Fabio Rodrigues/G1)
A família da manicure de 24 anos que teve morte cerebral constatada na segunda-feira (14), em São Carlos (SP), após uma parada cardíaca em uma cirurgia de lipoaspiração, pediu que o estado de saúde da jovem fosse avaliado por um segundo médico nesta quarta-feira (16). Nayara Cristina Patracão passou pelo procedimento no último dia 7, na Santa Casa de Descalvado (SP).

Durante a tarde, o cardiologista Vander Rogério Vieira, que é um médico conhecido da família, esteve na Casa de Saúde para conversar com a equipe que acompanha o caso de Nayara, que está internada na UTI e respira com a ajuda de aparelhos.

Antes de entrar no hospital, por volta das 15h30, Vieira informou que a intenção era se interar sobre o estado da paciente para então convocar um colega, o neurocirurgião Admilson Delgado, para avaliar a jovem. O cardiologista conversou com a equipe médica e foi ver o estado de Nayara.
Ao deixar o local, por volta das 18h30, Vieira disse a familiares da jovem que três neurologistas, que deram plantão no local, constataram a morte cerebral da manicure. Ainda segundo o cardiologista, Nayara não tinha reflexo algum. Ele contou também que a equipe da UTI realizou todo o procedimento necessário e que o prontuário estava completo. Por não ser a sua especialidade, Vieira não quis dar declarações à imprensa.

O Conselho Federal de Medicina determina que sejam feitos vários exames para determinar a morte cerebral. O hospital, entretanto, não havia realizado os procedimentos até o fim da tarde desta quarta-feira.
Infração ética
O cirurgião plástico Vicente de Paula Ciarrochi Júnior, responsável pela cirurgia, também esteve no hospital para avaliar a paciente. Ao chegar, ele conversou com a mãe da manicure, Mara Franceschini, e entrou para o centro clínico.

O Conselho Regional de Medicina (CRM) abriu processo administrativo nesta terça-feira (15) e apura se houve alguma infração ética por parte do profissional, que acredita em uma fatalidade. Segundo ele, a cirurgia ocorreu normalmente e não tem um diagnóstico que justifique a parada cardíaca.
Mãe diz ter fé inabalável de que filha acordará do coma (Foto: Fabio Rodrigues/G1)Mãe de Nayara diz ter fé inabalável de que filha
acordará do coma (Foto: Fabio Rodrigues/G1)
Presente de Natal
A lipoaspiração foi um presente de Natal de Mara para a filha Nayara. A mais nova, Jéssica, de 21 anos, preferiu ganhar um carro. “Faço tudo o que posso pelos meus filhos. A Nayara queria muito a cirurgia porque estava com a barriga grande devido às cesáreas. Isso iria melhorar sua autoestima”, contou. Segundo a mãe, a gestação provocou estrias no corpo da filha, que tinha vergonha de usar biquínis.

Mara afirmou que a filha nunca teve problemas de saúde e que é difícil aceitar que a operação tenha dado errado. “Eu tenho muita fé de que esse quadro irá se reverter e a certeza de que Deus fará um milagre na vida dela. Se ela se for, o meu coração para junto”, diz emocionada.

A mãe afirmou que não medirá esforços para salvar a vida da filha. “Tenho esperança que ela irá acordar”. Ela disse ainda que os dois netos a ajudam ter forças nesse momento. “É o que me motiva também a correr atrás das coisas. Mas não é fácil. A menina de quatro anos já perguntou: Vó, a mamãe não vai morar com Deus, né?. Porque se ele for será que eu posso ficar com ela lá?. O que a gente vai responder para uma criança dessa idade?”, questiona a mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário