MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Fazenda promove o turismo rural 'pedagógico' em Viamão, RS


São 100 hectares de campos e mata nativa ao lado de Porto Alegre.
Espaço abriga 780 espécies de plantas e mais de 200 aves.

Do G1 RS

Fazenda em Viamão oferece turismo rural (Foto: Luciane Kohlmann/RBS TV)Fazenda em Viamão oferece turismo rural (Foto: Luciane Kohlmann/RBS TV)
Moradores de Porto Alegre podem aproveitar um dia de descanso pertinho da natureza sem precisar de uma longa viagem. Em Viamão, na Região Metropolitana, a Fazenda Quinta da Estância Grande oferece a opção do turismo rural, deixando os visitantes pertinho de árvores e animais pouco frequentes na cidade grande.
Trata-se do primeiro empreendimento turístico do Brasil que assumiu o pacto global da Organização das Nações Unidas (ONU) e que neutraliza o gás carbônico gerado pelas visitas através do plantio de árvores nativas.
  O local é a maior fazenda de turismo rural pedagógico do Brasil. Alunos de escolas e universidades fazem visitas com frequência, podendo aproveitar dos 100 hectares de campos, mata nativa e vivências reais com o meio ambiente. O som de pássaros serve de trilha sonora para aulas que são ministradas ao ar livre.
“O nosso criadouro foi o número dois de registro no Brasil e foi o primeiro criadouro conservacionista com finalidade pedagógica, ou seja, o que nós temos aqui é para uso social, para mostrar para os alunos de colégios e visitantes a nossa fauna e não a fauna exótica de outros países”, explicou Lucídio Goelzer, proprietário do local.
São 100 hectares de terras (Foto: Luciane Kohlmann/RBS TV)São 100 hectares de terras
(Foto: Luciane Kohlmann/RBS TV)
O espaço abriga 780 espécies de plantas. Com a parceria de universidades, a fazenda começou em 2012 a catalogar as aves que vivem na região.
“Foi surpreendente, porque nós tínhamos ideia de ter 60, 70 espécies, mas chegamos a mais de 170 espécies nativas, além das que estavam no criatório, são 203 espécies. Isso é tremendamente significativo”, disse o proprietário.
Os biólogos da fazenda também estão fazendo um levantamento dos outros animais que circulam pela região. Câmeras fotográficas foram colocadas em árvores, troncos, no meio da mata, e conseguem capturar imagens desses animais. As lentes já flagraram gambá, tatu, graxaim do mato e até um gato mourisco, que está ameaçado de extinção.
“Há câmeras com sensor de movimento e de calor. Ela nos dá a possibilidade de registrar animais que nem sempre podemos ver a olho nu, durante uma trilha”, contou o biólogo Luis Felipe Aguiar.
Uma das espécies mais frequente é a dos bugios. Eles podem ser vistos facilmente na fazenda. Em toda propriedade, já foram contabilizados 72 macacos desta espécie.
“Estamos a 20, 30 quilômetros de Porto Alegre e desconhecemos os animais da nossa região. A própria região de Viamão, no entorno de Porto Alegre, ainda abriga uma série de animais, muitos deles ainda podem ser até desconhecidos pela ciência”, disse o biólogo.
Informações para visitas
Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones (51) 3485-1276, 3444-2655 e 3485-1740 ou pelo telefone atendimento@quintadaestancia.com.br.
A Fazenda Quinta da Estância fica no km 32 na ERS-118, em Viamão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário