MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Festa Campeira reúne mais de cem grupos gaúchos tradicionalistas


Cerca de oito mil pessoas participaram do evento em Passo Fundo, no RS.
Mais de 800 competidores disputaram várias provas como tiro de laço.

Do Globo Rural

Os gaúchos de Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul, realizaram no final de semana uma festa para celebrar o modo de vida no campo. Mais de cem grupos tradicionalistas se reuniram para disputar provas de habilidade.
Cerca de oito mil pessoas participaram do evento. Os 850 competidores disputaram várias provas como o tiro de laço, uma das competições mais tradicionais do Rio Grande do Sul.
A vaca parada foi mais uma atração. Desde cedo, as crianças treinam para laçar os animais. Também foram disputados os esportes campeiros, como a bocha e o jogo do osso.
O tetarfe é um dos jogos mais tradicionais da festa. O esporte reúne o lançamento de moedas, argolas, ferraduras e ossos retirados do garrão do boi. Primeiro é feito o lançamento das moedas. A forma como elas atingem o buraco e o circulo no meio da área definem a pontuação. Depois, os ossos são lançados na cancha. A maneira como o osso cai também é pontuada. A ferradura e as argolas precisam atingir as hastes de ferro. Quanto menor a barra atingida, mais pontos leva o competidor.
A Festa Campeira busca resgatar as origens e manter a cultura do estado. A tradição, que chega aos peões e prendas ainda na infância, é passada de geração em geração. Os vencedores das competições participarão da Festa Estadual Campeira, que será realizada no mês de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário