MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Filhote de onça parda de Porto Velho é rejeitado por zoológicos


Felino de sete meses aguarda para ser adotado por zoológico.
Filhote vive desde os dois meses no Centro de Triagem de Animais Silvestres.

Ivanete Damasceno Do G1 RO

Dodge, filhote de onça parda, aguarda para ser doada à Zoológicos que tenham interesse (Foto: Ivanete Damasceno / G1)Dodge, filhote de onça parda, aguarda para ser doada à Zoológicos que tenham interesse (Foto: Ivanete Damasceno / G1)
Desde julho no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Porto Velho, o filhote de onça parda Dodge está com sete meses de idade e aguarda que algum zoológico manifeste interesse em adotá-lo. O felino foi encontrado por um sitiante em São Miguel do Guaporé (RO), a 540 quilômetros de Porto Velho, com um pouco mais de dois meses de vida e foi entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) que o encaminhou ao Cetas.
No Cetas, o veterinário Gilson Rios conta que foi preciso fazer enriquecimento ambiental para que Dodge, agora com sete meses, começasse a desenvolver os instintos. “Colocamos galhos, troncos de árvores, pneus e água. Esta é uma espécie muito curiosa e nessa idade é bastante agitada”, diz Rios.
Aos seis meses, a alimentação do filhote de onça passou a ser exclusivamente de carne, sendo cerca de 1,2 quilos por dia. Nesta mesma idade, Dodge passou a compor a lista de animais aptos a serem encaminhados a um zoológico.
De acordo com Rios, foram realizados contatos com zoológicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais dentre outros, mas não houve interesse. “Eu acredito que a não aceitação imediata destes zoológicos seja porque já possuam um animal da espécie ou não tenham espaço suficiente para acomodar um novo animal”, avalia o médico veterinário.
Dodge pesa cerca de 12 quilos e mede aproximadamente um metro de comprimento (Foto: Ivanete Damasceno / G1)Dodge pesa cerca de 12 quilos e mede aproximadamente um metro de comprimento (Foto: Ivanete Damasceno / G1)
Crescimento
Atualmente com cerca de 12 quilos e medindo aproximadamente um metro de comprimento, Dodge tem seu desenvolvimento acompanhado pela equipe do Cetas. Aos seis meses, começou a troca de pelagem e foi eliminado o leite da alimentação. Rios garante que aos nove meses de idade a onça já estará toda avermelhada e terá uma pelagem de adulta. As pintas são características de filhotes que precisam se camuflar.
O contato com a equipe do Cetas também foi eliminado para evitar acidentes. “Ela já está pesada e as brincadeiras podem ferir. É do instinto do animal morder, ser curioso. Esta espécie não tem medo”, explica o veterinário.
Sem a presença de ferimentos, nem de qualquer tipo de doença, o médico faz as medições por observação. Após completar um ano, Dodge deverá ser sedado para fazer uma avaliação completa, incluindo pesagem, dentição e unhas.
No centro vivem cerca de 80 animais, entre mamíferos e aves, principalmente. Destes, apenas 25 compõem a lista para serem doados. Outros estão em processo de reinserção na natureza ou ainda não tem idade ou tamanho suficiente para sofrerem nova mudança de ambiente.
Dodge vive no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Porto Velho (Foto: Ivanete Damasceno / G1)Dodge vive no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Porto Velho (Foto: Ivanete Damasceno / G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário