MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Fotos de souvenirs de mau gosto são reunidas em site e livro


Pássaros de estrume e boneca de Kate Middleton estão na lista.
Internautas podem mandar contribuição e concorrer a prêmio.

Flávia Mantovani Do G1, em São Paulo

Montagem com souvenirs do site Crap Souvenirs (Foto: Divulgação/Crap Souvenirs)Animais empalhados da Líbia, boneca de Kate Middleton vendida na Inglaterra, e bolsa em forma de corpete fotografada em Paris são alguns exemplos de souvenirs que estão no site (Foto: Divulgação/Crap Souvenirs)
Souvenir em forma de fezes douradas, vendido no Japão. (Foto: Divulgação/Crap Souvenirs)Souvenir em forma de fezes douradas, vendido no
Japão. (Foto: Divulgação/Crap Souvenirs)
Pássaros feitos de estrume. Um coelho empalhado, fumando. Uma cueca com as partes íntimas da estátua de Davi, de Michelangelo. Uma bolsa em forma de corpete sexy.
Todos esses produtos são souvenirs de viagem, disponíveis para os turistas que quiserem se lembrar, por meio deles, das cidades por onde passaram.
Esses e outros “tesouros” parecidos ficam registrados no site www.crapsouvenirs.com, que traz uma coleção de fotografias de lembranças de viagem consideradas de mau gosto.
Viajantes do mundo todo podem enviar suas imagens, e a que for considerada a melhor (ou a pior, dependendo do ponto de vista)  ganha um iPad em um concurso anual.
Uma das concorrentes representa o Brasil: a foto mostra um boneco sendo submetido a um toque retal, vendido em Porto de Galinhas (PE).
Souvenir do site Crap Souvenirs; passarinhos de estrume (Foto: Divulgação/Crap Souvenirs)Passarinhos de estrume dos EUA
(Foto: Divulgação/Crap Souvenirs)
O criador do site é Doug Lansky, um americano que mora na Suécia e é autor de vários guias de viagem. Em outubro de 2012, ele lançou um livro com o mesmo tema (“Crap souvenirs: the ultimate kitsch collection”, ed. Perigee Trade).
Doug contou ao G1 que a ideia de fazer o site e escrever o livro surgiu para resolver um “problema”.
“Eu achava alguns souvenirs maravilhosamente cafonas, mas não tinha espaço na bagagem ou um bom lugar em casa para colocá-los, ou então eles eram caros demais. A solução foi tirar uma foto em vez de comprar o produto”, conta.
Souvenir do site Crap Souvenirs; moedeiro de sapo (Foto: Divulgação/Crap Souvenirs)Moedeiro de sapo fotografado na Austrália
(Foto: Divulgação/Crap Souvenirs)
Algumas das fotos são postadas pelo próprio Doug. Para ele, souvenirs dignos de entrar em sua coleção virtual são aqueles que "ao mesmo tempo causam repulsa e fazem rir".
Mas ele ressalta que se trata apenas de uma opinião. “Um produto que é brega para uma pessoa pode ser um tesouro artístico para outra”, diz.
Quando Doug viaja, prefere trazer comida local como lembrança. “Não precisa ser nada caro, vendido em aeroporto. Prefiro comprar uma bala ou um chocolate popular no supermercado. Se eu encontrar alguma pasta de dente local, provavelmente levarei na mala também”, conta.
Torres Eiffel de pelúcia vendidas em Paris (Foto: Divulgação/Crap Souvenirs)Torres Eiffel de pelúcia vendidas em Paris (Foto: Divulgação/Crap Souvenirs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário