MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Governo confirma interesse em doar terreno para ampliar hospital da Osid


Área em que fica campo de futebol pertence ao Serviço Social da Indústria.
Obras pedia área vizinha, de 9.430m², há mais de 12 anos.

Do G1 BA

Governador assinou decreto na tarde desta sexta-feira (4) (Foto: Mateus Pereira/Secom)Governador assinou decreto que amplia terreno da Osid (Foto: Mateus Pereira/Secom)
O governador Jaques Wagner assinou um decreto de declaração de interesse público, na tarde desta sexta-feira (4), em que doa um terreno na Avenida Luiz Tarquínio, no bairro de Roma, em Salvador, para ampliação do Hospital Santo Antônio, que é administrado pelas Organizações Sociais de Irmã Dulce (Osid).
A área de 9.430m² pertence ao Serviço Social da Indústria (Sesi) e deve ser desapropriada para o aumento do número de leitos e atendimento ambulatorial da unidade hospitalar, segundo o governo. O G1 entrou em contato com o Sesi, que informou que deverá se pronunciar ainda nesta sexta-feira sobre o assunto. A Osid pleiteia terreno há 12 anos, de acordo com Maria Rita Pontes, superintendente das obras sociais.
No terreno, devem ser construídas lavanderia, cozinha industrial e  refeitório. O projeto de ampliação do hospital ainda prevê a “instalação de uma rede extra-hospitalar de atenção à saúde para pessoas com necessidades especiais”, além de uma casa para idosos, segundo nota enviada à imprensa.
Impasse
No dia 13 de novembro de 2012, funcionários da Osid fizeram uma manifestação e ocuparam o campo de futebol que fica ao lado do Hospital Santo Antônio. Eles pediam para que a área fosse cedida à unidade para a implantação de uma ala de radiologia.

Na ocasião, a superintendente das obras, Maria Rita Pontes, informou que a ocupação aconteceu para pedir celeridade em uma negociação entre a Osid e o Serviço Social da Indústria (Sesi), órgão proprietário da área. "Essa conversa existe há mais de 12 anos. Mas, na semana passada, recebemos a informação do Ministério da Saúde de que seria liberada uma verba para a compra de um acelerador linear, equipamento que irá possibilitar o tratamento de radioterapia para os portadores de câncer. Atualmente, não temos essa estrutura e nossos pacientes só vão até a quimioterapia, que é o penúltimo estágio no tratamento da doença", pontou a diretora.
Segundo Maria Rita, o Governo do Estado foi solicitado para auxiliar na negociação e aceitou doar uma área do estado para ser trocada pelo terreno do Sesi. O Sesi explicou, em nota, que "o terreno em questão é atualmente utilizado para o uso de práticas esportivas de trabalhadores da indústria e seus dependentes, uma das vertentes do programa de qualidade de vida".
hospital irmã dulce pede área de Sesi para implantar ala de radioterapia (Foto: Divulgação/Osid)Funcionários fizeram celebração religiosa
no local (Foto: Divulgação/Osid)
Ainda segundo o documento, após ser procurado pela Osid para a negociação da cessão do terreno, o Sesi explicou que, por se tratar de uma organização sem fins lucrativos e receber apoio de órgãos federais como o Tribunal de Contas da União (TCU), o terreno não poderia ser cedido à Osid.
Por conta disso, o órgão procurou o Governo do Estado para negociar a troca do terreno, e possibilitar que o hospital seja ampliado. O impasse estaria acontecendo porque o governo ainda não havia conseguido a desapropriação do terreno que será usado para a permuta, segundo a assessoria de imprensa do Sesi.
Ainda em nota, o Serviço Social da Indústria informou que "a entidade, que tem como um de seus fundamentos o respeito à responsabilidade social, reconhece a relevância das Obras Sociais de irmã Dulce e confia que o equilíbrio é elemento fundamental na busca do diálogo respeitoso". Atualmente, as Obras Sociais Irmã Dulce atendem a cerca de cinco mil pacientes por dia, segundo as informações de Maria Rita Pontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário