MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 19 de janeiro de 2013

Guaiamum Treloso volta a desfilar nas ruas do Recife após longa pausa


Agremiação cresceu tanto que diretoria achou melhor 'dar um tempo'.
Na próxima sexta (25), ocorre a prévia no Baile Perfumado.

Do G1 PE

Multidão acompanhou o bloco por ruas tranquilas da Zona Norte do Recife (Foto: Luna Markman/G1)Multidão acompanhou o bloco por ruas tranquilas da Zona Norte do Recife (Foto: Luna Markman/G1)
Parece que moradores da Zona Norte do Recife estavam com saudades das ruas movimentadas por foliões fantasiados, orquestra de frevo e outras atrações da cultura popular pernambucana que o Guiamum Treloso arrastava na década de 1990 e início dos anos 2000. É que a agremiação cresceu tanto para bairros sossegados da região, que a diretoria achou melhor "dar um tempo", para achar o rumo mais legal da brincadeira. Dez anos depois de intervalos e festas mais intimistas, na tarde deste sábado (19) o bloco ganhou as rua de Casa Forte e Poço da Panela novamente.
O cantor Silvério Pessoa estava lá. Ele vai fazer show no baile do Guiamum Treloso, que ocorre próxima sexta-feira (25), no Baile Perfumado, apresentando repertório do disco "Micróbio do Frevo", lançado há dez anos. "Hoje é como se fosse mesmo a prévia. Eu gosto de sentir o carnaval de rua, sem espetacularização, que também é legal. Achom muito bom recuperar esse carnaval de bairro e passar esse sentimento por gerações. A rua como palco me cativa muito", disse. "O show [no baile] vai celebrar um disco que colaborou bastante com a releitura do frevo. Vai ter participação de Fabio Trummer [Eddie], Lula Queiroga, Zé Brown, Tibério Azul, Thiago Hoover e Cannibal", complementou.
Esse resgate do desfile do bloco, para animar o carnaval de rua em Casa Forte, também agradou bastante o representante comercial Luiz Alves, que mora há 50 anos no bairro. "Eu não vejo nenhum problema, é uma vez ao ano, deixa o lugar agitado, acho que o pessoal daqui gosta muito, eu mesmo estava com saudade", falou. No colo, Luiz carregava o filho Gabriel, de 1 ano e meio. "Ele gosta de carnaval, basta bater um bumbo que ele começa a dançar", brincou.
Quem sofre o mesmo "mal" é a pequena Maria Bacelar, três anos. Fantasiada de Pedrita, pegou logo a sombrinha de frevo na hora de posar para as fotos. Fazia questão de mostrar os passos que sabia, movimentou o adereço para cima e para baixo, sem deixar o sorrisão de lado "A gente mora aqui em Casa Forte mesmo, e acho que esse é o tipo de bloco ideal para trazê-la, porque é tranquilo, com muitas famílias", comentou a admistradora Ana Cláudia Bacelar, mãe de Maria.
Tetê arrancou gargalhadas com seu bloco paralelo (Foto: Luna Markman/G1)Tetê arrancou gargalhadas com seu bloco paralelo
(Foto: Luna Markman/G1)
Baliza
Já a secretária Tetê Cavalcanti veio de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade, para aproveitar a festa, na qual já é figurinha carimbada. Vestida de baliza de banda marcial, aos 54 anos, fez desmontrações de ginástica artística meio desengonçadas, arrancado muitas gargalhadas. A "apresentação" é feita em cima de um tapete vermelho, carregado por amigos, que também levam o estandarte do bloco "Tetê quer ser baliza", fundado em 2008. "Esse foi meu grande trauma do colégio, nunca fui chamada para ser baliza", contou.

A concentração ocorreu a partir das 15h, na Rua Doutor Samuel Lins, próximo à Praça de Casa Forte, ao som do forró Benedito da Macuca. Silvério Pessoa, inclusive, deu uma palhinha, cantando com o grupo. O desfile começou por volta das 17h30, animado pelos maracatus Piaba de Ouro e Traga a Vasilha, Orquestra Venenosa, O Preto velho, Perna Cabeluda, Boi Gangazumba, A Ema, O Linguarudo e Zé Olho d´Água.
O presidente do bloco, Felipe Cabral, falou sobre a retomada do desfile e promete festa grande para 2015. "A gente resolveu dar um respiro, não para selecionar foliões, mas para encontrarmos aqueles que realmente curtem a cultura popular, por isso, estamos retomando agora com mais força, depois que esses elos se encontraram. Vai ter desfile de novo em 2014 e, em 2015, nos 20 anos do Guiamum, vamos fazer um festa que Casa Forte não vai esquecer", prometeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário