MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Guia da Caixa para visitar EUA indica ficar a 33 cm de outras pessoas


Cartilha no site do banco traz recomendações de etiqueta e comportamento.
Assobiar ou estalar os dedos para chamar um empregado é 'inaceitável'.

Do G1, em São Paulo

Site da Caixa tem guia com dicas para viagens aos EUA (Foto: Reprodução/Caixa)Site da Caixa tem guia com dicas para viagens aos
EUA (Foto: Reprodução/Caixa)
O brasileiro em viagem aos Estados Unidos deve procurar manter uma distância mínima de 33 centímetros quando conversar com outras pessoas – “a distância aproximada de um braço esticado” –, recomenda a cartilha “Você nos Estados Unidos”, da Caixa Econômica Federal (CEF).
O guia, que está disponível na página do banco na internet (clique aqui para acessar), traz uma série de recomendações de etiqueta e comportamento. O texto informa que os norte-americanos são “informais e extrovertidos”, e que um elemento forte na cultura do país é a preocupação em ser “politicamente correto”. “Assim, piadas racistas ou relativas a um grupo étnico devem ser evitadas.”, diz o texto.
Entre as dicas, o guia também recomenda, durante as conversas, evitar temas controversos, como política e religião, e críticas ao modo de vida norte-americano. Ao cumprimentar alguém, “beijos sociais” são aceitáveis entre mulheres e entre homens e mulheres, “desde que os envolvidos conheçam-se bem”.
Também há recomendações sobre como se vestir (“mantenha suas roupas sempre limpas e arrumadas, sejam elas formais ou informais. O mesmo vale para os sapatos”) e sobre pontualidade (“não os faça esperar”).
À mesa, o guia sugere sentar-se ereto e “pedir educadamente a alguém mais próximo” que traga até a pessoa algum prato que esteja mais distante. Assobiar ou estalar os dedos para chamar um empregado é “inaceitável”. “Pode-se chamar o garçom educadamente com um 'excuse me, waiter' ou erguer o dedo indicador com um aceno de cabeça”.
No transporte, ou aguardando algum tipo de atendimento, “como no Brasil, esperar em fila e, de preferência, não furá-la, é o mais educado a fazer”, recomenda a Caixa.
Além de recomendações de comportamento, a cartilha oferece ainda explicações sobre legislação, clima, informações sobre vistos e passaportes, e links úteis para quem pretende visitar os Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário