MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Hotel de luxo de Nova York pede de volta objetos furtados por hóspedes


Waldorf Astoria recupera artigos históricos após criar programa de 'anistia'.
Houve uma época na qual 25 mil colherinhas de café 'sumiam' por semana.

Da Agencia EFE

O Waldorf Astoria, um dos hotéis mais famosos e antigos de Nova York, está recebendo de volta objetos subtraídos por seus clientes durante mais de um século, para recriar a história do estabelecimento em seu museu.
De humildes colherinhas de café e abridores de garrafa até objetos de grande valor, como bandejas e cafeteiras de prata, o hotel criado em 1893 está recuperando, pouco a pouco, artigos de todo tipo dentro de um programa chamado "anistia", no qual se recebem pacotes "sem fazer perguntas".
Hotel Waldorf Astoria, em Nova York (Foto: James G. Howes)A fachada do Hotel Waldorf Astoria, em Nova York (Foto: James G. Howes)
O programa foi lançado em julho do ano passado, e desde então o hotel continua recebendo objetos em um bom ritmo. Até agora, foram recebidas 125 comunicações, 15 delas consideradas entregas "significativas", segundo afirmou uma porta-voz do estabelecimiento à agência Efe.
Um dos objetos devolvidos é uma cafeteira de prata de 1938, que foi levada na mala por um casal em lua de mel como lembrança romântica de sua estadia, segundo explicou um herdeiro da dupla em uma nota que acompanhava o artigo subtraído.
Outro objeto recuperado é um porta-copos da década de 1950. A nota que o acompanhava assinalava que ele vinha de um rico antepassado conhecido por sua generosidade com os pobres, mas que também deve ter caído na tentação de levar algo que exibisse o famoso anagrama do hotel.
A ducha de Sinatra
O objeto de maior tamanho que está desaparecido é o vidro da ducha do quarto que o cantor Frank Sinatra e sua esposa Nancy tinham no hotel na década de 1940, no qual haviam sido  gravadas as iniciais do casal.
Nesse caso, não parece que nenhum cliente tenha levado uma recordação tão volumosa na mala. Suspeita-se de algum funcionário do próprio hotel ou de alguma empresa que trabalhou nas obras de renovação da suíte.
Interior de um dos quartos do Waldorf Astoria (Foto: Reprodução/Waldorf Astoria)Interior de um dos quartos do hotel
(Foto: Reprodução/Waldorf Astoria)
Além de hóspedes famosos, milionários e chefes de Estado, o hotel foi palco de inúmeros eventos da alta sociedade nova-iorquina. De dois deles procediam duas facas gravadas com o nome e o sobrenome de uma mulher, que a própria homenageada levou para casa como lembrança e que, agora, foram devolvidos por sua neta.
Também foi devolvida uma colherinha de café de 1925. Segundo o hotel, houve uma época na qual 25 mil colherinhas "desapareciam" a cada semana, o que representava 90% dos exemplares existentes no estabelecimento. Por isso, elas tinham que ser substituídas constantemente.
Nesse ritmo, o hotel só deve recuperar uma ínfima parte do que foi "saqueado" pelos seus clientes e convidados, mas espera-se ao menos conseguir o suficiente para recriar o espírito de uma época de elegância já perdida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário