MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Ícone turístico, metrô de Londres completa 150 anos com eventos


Conheça curiosidades e números do 'tube', como é conhecido por londrinos.
Ele é o mais antigo do mundo; 1ª viagem foi feita em 9 de janeiro de 1863.

Do G1, em São Paulo

Cartaz de 1911 do metrô de Londres (Foto: Divulgação/Museu do Transporte de Londres)Cartaz de 1911 que estará exposto em mostra
(Foto: Divulgação/Museu do Transporte de Londres)
Meio de transporte e ícone turístico, o metrô de Londres completa 150 anos no próximo dia 9 de janeiro.
Ao longo de sua história, o sistema -- que é o mais antigo do mundo -- foi se tornando um dos símbolos da cidade.
Lojas de souvenirs estão repletas de ímãs, camisetas, canecas e todo tipo de produto com o seu símbolo e o clássico aviso "Mind the Gap" (Cuidado com o vão).
Para homenagear o “tube”, como ele é conhecido pelos britânicos, a cidade terá diversas comemorações, que durarão o ano todo.
Sua primeira viagem, realizada em 9 de janeiro de 1863, será recriada nos dias 13 e 20 de janeiro, com trens restaurados para a ocasião.
Esse trajeto será feito usando a locomotiva a vapor n° 1 do sistema e um carro que é considerado o vagão subterrâneo em funcionamento mais antigo do mundo.
Ao longo do ano, outros trajetos comemorativos com trens a vapor serão realizados em estações históricas da rede.
Metrô de Londres (Foto: Divulgação/Museu do Transporte de Londres)O famoso símbolo do metrô na estação de "Canary Warf" (Foto: Divulgação/Museu do Transporte de Londres)
De fevereiro a outubro, o Museu do Transporte de Londres vai sediar a exposição “Poster Art 150: London Underground’s Greatest Designs”, com cartazes publicitários do metrô de Londres desde 1908.
  •  
Primeira locomotiva do metrô de Londres (Foto: Divulgação/Museu do Transporte de Londres)A primeira locomotiva do metrô
(Foto: Divulgação/Museu do Transporte de Londres)
As celebrações também incluirão palestras, exibições de filmes temáticos nas estações e um lançamento literário.
A editora Penguin Books vai lançar uma série de 12 contos de escritores conhecidos, cada um baseado em uma linha de metrô diferente.
Uma linha especial de souvenirs foi criada ainda para o aniversário. Há desde abotoaduras e utensílios de vidro a reproduções de cartazes.
A programação completa com os eventos comemorativos dos 150 anos do metrô pode ser conferida no link www.ltmuseum.co.uk/whats-on/tube150.
Metrô de Londres (Foto: Divulgação/Visit Britain)Entrada de uma das estações do "tube"
(Foto: Divulgação/Visit Britain)
Conheça o metrô de Londres (informações da VisitBritain):

Números:
- Ele tem 270 estações
- Transporta 1.107.000 passageiros por ano
- Sua velocidade média é de 33 km/h
- Cada trem percorre 184.269 km por ano
- A rede metroviária tem 402 km de extensão
- A estação mais movimentada é Waterloo, onde embarcam 57 mil pessoas durante as três horas de pico do período da manhã. Ela também é a que recebe mais passageiros por ano: 82 milhões.
Curiosidades:
- Albus Dumbledore, personagem da série Harry Potter, tem uma cicatriz com o formato do mapa do metrô logo acima do joelho esquerdo.
- A estação desativada de Aldwych é exibida com frequência nas telas de cinema. Já serviu de locação para cenas de Superman IV: em Busca da Paz, Desejo e Reparação e V de Vingança.
- A cada dia, mais de mil pessoas esquecem algo no metrô londrino. Os objetos são enviados para um escritório no subsolo da Baker Street, que armazena em média 200 mil objetos perdidos. Alguns itens estranhos que já foram esquecidos por lá são espadas de samurai, dentaduras, três morcegos mortos e uma lancha de 14 pés. Após três meses, os itens não reclamados são vendidos em leilão ou doados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário