MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Idaron faz acordo com a Bolívia para vacinação de gado na fronteira


Vacinação será feita em áreas de até 50 quilômetros de Rondônia.
Na economia brasileira a pecuária representa 40% na relação do PIB.

Do G1 RO com informações da TV RO

Um acordo estabelecido durante uma reunião entre a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) e o Governo da Bolívia, em Guajará-Mirim (RO), irá garantir a vacinação de gado em propriedades  bolivianas pela Idaron. A agência poderá visitar propriedades ao longo de 50 quilômetros da fronteira entre Brasil e Bolívia.
De acordo com Marcelo Henrique, presidente da Idaron, o acordo feito com o Ministério da Agricultura da Bolívia deve mudar a metodologia de vacinação do rebanho no país e adotar o mesmo sistema da Operação Arrastão, que é feito em Rondônia. "Nós [agentes da Idaron] já estamos cadastrando e visitando todas as propriedades bolivianas até 50 quilômetros", explica o presidente da Idaron.
Marcelo conta que, mesmo nas áreas acima do número de animais estabelecido, cinco mil, os técnicos do Idaron estarão visitando as propriedades para a garantia da vacinação dos bovinos. Se o rebanho não estiver vacinado, a Idaron fará a vacinação e alertar as autoridades para que possa fazer a punição necessária ao dono da área.
Um trabalho de geoprocessamento de todas as propriedades bolivianas ao longo dos 50 quilômetros, firmado no acordo, e um levantamento quantitativo oficial de bovinos da Bolívia será realizado.
Na economia brasileira, a pecuária representa 40% na relação do Produtos Interno Bruto (PIB). "Esse percentual é grande e, por isso, é necessário ter um cuidado maior com este setor", comenta Marcelo Henrique.
Em Rondônia, a Idaron seguirá com o cronograma de campanhas, sendo realizada a vacinação do gado de zero à 24 meses entre os dias 15 de abril e 15 de maio. No final do ano, vacina no rebanho durante a campanha nacional é feita entre outubro a novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário