MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Jovens preferem conexão à internet ao luxo dos hotéis

Marcelo Argôlo A TARDE

A Mapie, consultoria especializada no setor de hotelaria, divulgou pesquisa que pretende definir o que jovens na faixa dos 20 anos buscam quando escolhem uma hospedagem para viagem. Para tanto, o estudo ouviu jovens de todo o país e traçou um perfil dessa geração, chamada de  Y ou Millennials.
Segundo a pesquisa, esses jovens desconhecem o mundo com guerras mundiais e sem vacinas, jogos eletrônicos e internet. São os filhos planejados da geração anterior e, no trabalho, preferem atuar em equipe e com horários mais flexíveis.
Ainda segundo a pesquisa, a Geração Y tem uma relação muito próxima com as tecnologias e as novas mídias. 38% dos entrevistados afimaram passar de 6 a 10 horas por dia conectados à internet e na lista das cinco marcas favoritas estão Apple, Google, Facebook, Microsoft e Samsung, todas do ramo de tecnologia.
Preferências - Essas características que definem a geração se refletem na escolha de hospedagem deles. O estudo mostrou que entre os itens mais importantes para esse grupo estão a localização e a oferta de acesso gratuito a internet, além do preço.
Carol Montoaneli, 27, mora no RIo de Janeiro e costuma visitar várias cidades por viagem. Para economizar, se hospeda em albergues e seus critérios para escolha se aproximam do que a pesquisa mostrou. "Costumo levar em consideração a localização. Para economizar tempo procuro ficar em hospedagens nas regiões centrais ou próximas às rodoviárias. Em segundo lugar verifico os comentários na internet", afirma.
"Acho importante oferecerem café da manhã, wi-fi [rede sem fio para conexão a internet] e profissionais qualificados", afimou Carol, sobre o que busca encontrar nos locais onde se hospeda. "Já fiquei em locais onde os funcionários não sabiam me informar como chegar aos principais pontos turísticos da cidade, por exemplo. Isso me deixou muito desapontada!",  lamentou.
Felipe Blanco, 27, também tem a localização do lugar como principal fator para escolha da hospedagem. "Tem que estar perto do centro. Facilita quando quero sair à noite, ir a passeios, excursões", destaca. Os outros fatores que ele considera também estão na lista das preferências da Geração Y, segundo a pesquisa. "O preço também é importante. Prefiro economizar no hotel ou albergue e gastar em outras coisas. É importante que seja limpo, que ofereça segurança e internet. Sou do tipo mochileiro, então não ligo muito para conforto", conta.
Para Fernando Peixoto, 28, que mora em Jequié e veio passar o Réveillon em Salvador, o aconchego é mais importante do que o conforto, mas ele também considera que localização e a oferta de acesso gratuito à internet são essenciais. "Eu busco lugares aconchegantes com uma boa localização e seguros. Gosto de me hospedar perto dos lugares que quero conhecer. Não faço questão de piscina ou serviço de quarto, mas é importante ter conexão. Já deixei de me hospedar em lugares que não tinham wi-fi", conta.
Turistas estrangeiros - Apesar de ter ouvido apenas jovens brasileiros, a pesquisa revelou também a preferência de alguns turistas estrangeiros que vieram a Salvador na comemoração do Réveillon. O paraguaio Diego Mesquim, 22, conta que queria um lugar seguro e perto da praia. "Olho primeiro a segurança, depois a localização. Gosto de ficar em locais centrais, em que eu possa me locomover caminhando. Ter conexão com a internet também influencia, porque eu quero poder falar com meus amigos, dizer que eu estou na praia, postar fotos".
Já a francesa Veronique Majachrzak, 23, disse que gosta de estar perto dos atrativos da cidade. "Eu gosto de lugares em que tudo seja perto, com opções para sair próximas. Também precisa ser um local limpo". Hospedada em um albergue com acesso gratuito a internet, ela afirma que não se preocupou com isto nesta viagem, mas será uma preocupação para próximas viagens. "Percebi aqui que facilita muitas coisas".
Um grupo de argentinos mostra uma outra preocupação, não apontada na pesquisa, na escolha da hospedagem. "É importante que seja bem localizado. Além disso, precisa ter uma boa vibe", afirma Paula Lopes, 29. Sua companheira de viagem, Georgina Ferro, 29, complementa: "Busco uma hospedagem que tenha pessoas interessantes para conversar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário