MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Juros baixos animam agricultores a investirem em novos equipamentos


Crescimento na venda de máquinas agrícolas se deve a ação do governo.
PSI é um programa de sustentação de investimento.

Do Globo Rural

João Backes morador de Santo Cristo, noroeste gaúcho, recebeu esta semana na propriedade uma colheitadeira nova e já colocou a máquina na lavoura para colher o milho. Ele foi um dos últimos que aproveitou os juros de 2,5% que estavam em vigor até 31 de dezembro.
João comprou a máquina em uma revenda de Santa Rosa. Desde que os juros do PSI foram reduzidos de 5,5% ao ano para 2,5%, as vendas aumentaram 35%.
"Hoje a gente está com fila de espera de dois, até três meses ou quatro conforme o produto, tanto para tratores como para colheitadeiras. Ficou muito bom, porque hoje todas as vendas estão aquecidas, para o pequeno, médio e grande produtor", explica o empresário Sérgio Carpenedo.
A indústria também se beneficiou com os juros mais baixos. Em uma de implementos agrícolas, no segundo semestre de 2012, a produção aumentou em torno de 30%. Para atender a demanda foi preciso contratar mais funcionários.
Desde o início de janeiro a taxa de juros anual aumentou 0,5%. Agora os agricultores que forem comprar máquinas e implementos pelo programa vão ter juros de 3% ao ano e um prazo de oito anos para pagar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário