MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 6 de janeiro de 2013

Morre o 2º bebê de RO que aguardava vaga para cirurgia de alto risco


Vitor Ezequiel, de 5 meses, sofreu uma parada cardíaca neste sábado (5).
Cirurgia estava marcada para a próxima segunda-feira (7), em SP.

Vanessa Vasconcelos Do G1 RO
Comente agora
Ezequiel e Rosineia, pais de Vitor, que morreu neste sábado, em Porto Velho (Foto: Reprodução/TV Rondônia)Ezequiel e Rosineia, pais de Vitor, que morreu neste
sábado, em Porto Velho
(Foto: Reprodução/TV Rondônia)
Morreu na manhã deste sábado (5), em Porto Velho, o segundo bebê que aguardava por uma vaga em unidade de saúde fora do estado para realizar cirurgia de alto risco. O filho do casal Ezequiel Flauzino e Rosinéia Pereira Cassimiro, Vitor Ezequiel, de 5 meses, sofreu uma parada respiratória por volta das 10h30. O bebê precisava passar por três procedimentos cirúrgicos, que não são realizados em Rondônia.
A transferência da criança seria realizada na madrugada de segunda-feira (7) e, de acordo com a Secretária Estadual de Saúde (Sesau), a cirurgia estava marcada para segunda. Desde o nascimento, a criança estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Base de Porto Velho.
Muito abalado, o pai da criança disse que a família não recebeu nenhuma justificativa por parte da secretaria sobre a mudança na data de transferência do bebê, que, a principio, estava marcada para a última sexta-feira (4). “Ninguém falou nada, as informações que a gente recebia era pela TV. Nem os médicos foram avisados”, relata o pai da criança.
O pai acredita que o filho teria sobrevivido, caso o procedimento tivesse sido realizado antes. Segundo ele, o estado de saúde da criança pirou nos últimos dois dias. “Se tivessem tomado uma providência antes, meu filho estaria vivo e hoje eu seria uma pai feliz com meu filho nos braços. Por conta da negligência de poucos, muitos sofrem”, desabafou Ezequiel.
Uma ação movida na Justiça Federal determinou, no dia 16 de dezembro do ano passado, que o filho de Ezequiel fosse transferido para qualquer unidade do país - pública ou particular - e que o governo estadual deveria custear as despesas do tratamento, caso fosse necessário. Uma multa no valor de R$ 100 mil por dia foi estipulada para que o problema fosse resolvido.
A família é do Município de Buritis (RO), e estava em Porto Velho desde o nascimento da criança. Eles devem retornar para a cidade ainda na tarde deste sábado (5).
Na quinta-feira (3) Carlos Miguel, de 38 dias, morreu enquanto aguardava por outra vaga em hospitais de outros estados para a realização de uma cirurgia cardíaca de alto risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário