MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 19 de janeiro de 2013

Mutirão de cirurgias gerais inicia atendimentos no interior do Amazonas


Procedimentos terão início no dia 25 de janeiro na cidade de Iranduba.
Equipe da Semsa vai atuar durante três dias no Hospital Hilda Freire.

Do G1 AM

7.238 cirurgias de catarata devem ser feitas no AM (Foto: Reprodução/TV DFTV)Cirurgias serão realizadas no interior do Amazonas
(Foto: Reprodução/TV DFTV)
O calendário de mutirões de cirurgias gerais e consultas especializadas pelo interior do Amazonas terá início na cidade de Iranduba (distante 25km de Manaus) na próxima sexta-feira (25). Segundo o titular da Secretaria Estadual de Saúde (Semsa), Wilson Alecrim, a previsão é que sejam realizados 1.400 procedimentos cirúrgicos pelo programa “Saúde Amazonas Itinerante” neste ano.
A equipe da Semsa enviada a Iranduba vai atuar durante três dias no Hospital Hilda Freire. Formada por dois cirurgiões-gerais, um cirurgião em ginecologia-obstetrícia, anestesista, instrumentador e enfermeiro, a equipe atenderá pacientes que já passaram previamente por triagem (consulta com clínico geral) e realizaram todos os exames pré-operatórios. Entre os procedimentos realizados estão cirurgias de hérnia (herniorrafia); fimose (postectomia); retirada da vesícula biliar (colecistectomia); ginecológicas, como perineoplastia e histerectomia, entre outros.  Em algumas cidades, ainda estão previstas a oferta de consultas médicas em várias especialidades, como, por exemplo, neurologia, cardiologia, urologia.
Os mutirões de cirurgia de catarata tiveram início pelo município de Boca do Acre. No período de 23 a 26 deste mês, a ação acontece em Lábrea. De 4 a 8 de fevereiro, será a vez de Manicoré e, de 18 a 22 do mesmo mês, o projeto será levado a Itacoatiara. As consultas oftalmológicas começaram na última quinta-feira (17), pelo município de Pauini, onde acontecem até este sábado (19). De 19 a 26, acontecem em Lábrea e de 28 de janeiro a 1º de fevereiro, em Tefé.
O programa, que tem a parceria do Ministério da Saúde, já permitiu a realização de, aproximadamente, 6,4 mil cirurgias eletivas (aquelas que podem ser programadas com antecedência) de baixa e média complexidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário