MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

No AM, catadores cobram Artur Neto construção de galpões de reciclagem


Pauta de reivindicação da categoria foi entregue ao prefeito Artur Neto.
Prefeito acatou pedido e anunciou inclusão da categoria na Semulsp.

Adneison Severiano Do G1 AM

Movimento de catadores de Manaus entrega pauta de reivindicação ao prefeito Artur Neto (Foto: Adneison Severiano G1/AM)Movimento de catadores de Manaus entregou pauta com reivindicações ao prefeito Artur Neto (Foto: Adneison Severiano G1/AM)
Nesta segunda-feira (14), a Prefeitura de Manaus iniciou as discussões com a sociedade civil e organizada para a implantação da Lei Nacional de Resíduos Sólidos na capital. Durante audiência, realizada no auditório da Prefeitura, no bairro Compensa, Zona Oeste, as associações de catadores entregaram pauta de reivindicações ao prefeito Artur Virgílio Neto (PSDB). O movimento cobra construções de seis galpões de triagem dos materiais recicláveis.
Para a representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) no Amazonas, Irineide Lima, a prioridade atual na categoria são os locais específicos para realização do trabalho de triagem dos resíduos. Segundo a líder, dos seis galpões solicitados na gestão anterior, nenhum foi entregue pela gestão de Amazonino Mendes.
“Ainda durante a campanha, o prefeito (Artur) se comprometeu em ouvir nossa categoria. Agora nós trazemos as demandas solicitadas para Prefeitura. Mesmo ainda sem data específica, o prefeito disse que disponibilizaria de imediato dois galpões, sendo um na Zona Leste e outro na Zona Norte. Esses galpões são importantes porque serão nossos centros de triagens”, destacou Irineide Lima. A reivindicação pretende beneficiar diretamente 500 catadores ligados às seis associações, duas cooperativas e um grupo informal, que integram o movimento em Manaus.
O prefeito Artur Neto assegurou que pretende cumprir o compromisso de construir os seis galpões, instalando um em cada zona da cidade. “Estamos procurando os terrenos para fazer o primeiro galpão, por isso vamos ver qual a área prioritária porque temos que construir os seis em quatro anos. Pretendemos construir um galpão e iniciar as obras de outro por ano para atender o compromisso”, afirmou o prefeito.
Audiência Pública de implantação Lei Nacional de Resíduos Sólidos em Manaus (Foto: Adneison Severiano G1/AM)Audiência Pública marcou as discussões da implantação Lei Nacional de Resíduos Sólidos em Manaus (Foto: Adneison Severiano G1/AM)
Ações
A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) anunciou uma série de ações que serão executadas, envolvendo os catadores e suas respectivas associações. Entre as medidas estão a inclusão de quatro representantes dos núcleos de catadores na estrutura da Semulsp.
“Manaus será dividida em quatro áreas e com um representante de cada uma delas serão os interlocutores dos catadores na administração. Essas pessoas serão escolhidas pela própria categoria. Eles darão expedientes na secretaria e farão o diálogo junto ao movimento”, explicou o secretário Paulo Farias.
Além da inclusão dos catadores, a Semulsp pretende dar apoio logístico aos núcleos e pontos de Entrega Voluntária (PEVs) da capital, atrair indústrias de transformação de materiais recicláveis em parceria com Secretaria de Empreendedorismo, captar recursos e apoiar o Fórum Lixo e Cidadania. “Através do Fórum, vamos tentar reduzir a quantidade de resíduos e aumentar as taxas de reciclagem para dar eficiência ao sistema”, frisou o titular.
Com início dos debates de implantação da Lei Nacional de Resíduos Sólidos, a Prefeitura de Manaus planeja criar um consócio intermunicipal, tendo como parceiros os municípios da região metropolitana: Carreiro da Várzea e Rio Preto da Eva – que utilizam o aterro da capital para descarte do lixo doméstico. Porém, a parceria de cooperação ainda não tem data para ser assinada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário