MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

No PR, parceria entre cooperativas ajuda milhares de cortadores de cana


Agora eles recebem o salário direto em uma conta bancária.
Mudança faz parte de um programa de inclusão financeira.

Do Globo Rural

No lugar do facão que ela usa para cortar cana, o cartão para tirar dinheiro no banco. Maria Candelária diz que não é muito fácil ainda, mas é bem mais prático do que receber o pagamento em cheque.
Já Denilson é prova que, além da praticidade, uma conta no banco ajuda a realizar sonhos. Ele também é cortador de cana e, graças a dois empréstimos, está terminando de construir a casa.
De origem simples e com salários não tão altos, os dois trabalhadores só conseguiram virar clientes de banco graças a um programa de inclusão financeira criado por uma cooperativa de crédito e uma cooperativa de usinas de álcool, no Paraná.
No total são 3 mil cortadores de cana experimentando uma vida nova. Todos trabalhavam 30 dias e no fim do mês recebiam uma folha de cheque. Eles contam que era difícil trocar o documento por dinheiro, mas agora está tudo bem diferente. A cooperativa acompanha de perto como cada um está utilizando a conta.
O projeto facilitou e mudou a vida de milhares de cortadores de cana e foi reconhecido. Ganhou o prêmio de maior projeto de inclusão social do mundo, em um encontro realizado na Polônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário