MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 20 de janeiro de 2013

'Nordeste não é só praia', diz leitor que indica o Sertão do Seridó

Esportes radicais em meio aos açudes do RN estão entre destaques.
Veja as dicas da semana de locais que precisam ser mais conhecidos.

Do G1, em São Paulo

Entre outras atrações, o Sertão do Seridó tem como um dos principais destaques as pinturas rupestres (Foto: Romulo Valdeque Pinheiro Bastos/VC no G1)Entre outras atrações, o Sertão do Seridó tem como um dos principais destaques as pinturas rupestres (Foto: Romulo Valdeque Pinheiro Bastos/VC no G1)
Quando se fala de turismo no Nordeste é natural que as praias venham em primeiro lugar entre as atrações. Mas o leitor Romulo Valdeque Pinheiro Bastos, pernambucano que vive em Vitória (ES), lembra que há muito mais que explorar. Ele escolheu o Sertão do Seridó, no Rio Grande do Norte, dentro das dicas dos internauta dos lugares que merecem ser mais conhecidos.
Essa rota inclui cânions na cidade de Currais Novos, esportes radicais como escalada e rapel em Acari e sítios arqueológicos em Carnaúba dos Dantas. Tudo muito bonito, mas, como alerta Romulo, ainda é um esquema "fora de mão" se você pretende organizar uma viagem sem carro.
Mesmo para cidades próximas, às vezes há apenas uma saída de ônibus por dia em muitos casos, diz o leitor, de 60 anos, que fez a viagem com a esposa.
Mas o esforço compensa, diz Romulo. E ele também contou com uma pequena agência em Currais Novos que fazia os passeios na região do Sertão do Seridó durante três dias e ajudava na mobilidade.
"Fomos em várias cidades, vimos os açudes, são uns oásis. Fomos à caatinga. Vimos a nascente do Rio Potengi, uma gotinha que se transforma no principal rio a passar por Natal", afirmou o leitor, que também visitou a capital potiguar.
"Andem muito e sintam como essa parte do Brasil é linda."
Participe você também. Mande uma foto e diga por que o seu destino não tão visitado é especial para merecer uma viagem. Para enviar a sua colaboração, use a ferramenta do VC no G1. Você também pode indicar um passeio ou local menos óbvio de cidades campeãs da preferência, como Paris, Nova York e Buenos Aires - ou seja, "recomendo visitar a torre Eiffel" não vai entrar na nossa seleção das melhores sugestões.
Veja outras dicas dos leitores do G1:
Santuário do Bom Jesus do Monte, Portugal (Foto: Adriana Mendes Fontes/VC no G1)Santuário do Bom Jesus do Monte, Portugal
(Foto: Adriana Mendes Fontes/VC no G1)
A leitora Adriana Mendes Fontes, de São Luís, no Maranhão, recomenda a visita ao Santuário do Bom Jesus do Monte, na freguesia de Tenões, no distrito de Braga, em Portugal. A localidade é repleta de monumentos católicos e igrejas. Uma das atrações é a escadaria que mostra a Via Sacra do Bom Jesus (foto). Adriana explica que são igrejas são muito antigas, “muito mais antigas do que as que vemos em São Luís”. “Estive lá em dezembro de 2012. Tirei muitas fotos para que as pessoas conheçam”, relata.

Jalapão é uma das belezas do cerrado (Foto: Gabriel Castaldini/VC no G1)Jalapão é uma das belezas do cerrado
(Foto: Gabriel Castaldini/VC no G1)
O leitor Gabriel Castaldini, de 26 anos, passou cinco dias no Parque Estadual de Jalapão, em Mateiros (TO), em 2010, e diz: “não vejo a hora de voltar.” Ele conta que o destino é uma boa opção para quem gosta de belas paisagens e não faz questão de luxo e conforto. “As pousadas são bem rústicas, sem sinal de internet. Esqueça o luxo. É aventura do começo ao fim, sem contar o sol, que é uma coisa de louco”, avisa Gabriel, completando que o acesso também não é fácil. “A estrada não é asfaltada. Eu fui com uma agência do Tocantins de caminhonete.
Cachoeira da Formiga, no Jalapão (Foto: Gabriel Castaldini/VC no G1)Cachoeira da Formiga, no Jalapão
(Foto: Gabriel Castaldini/VC no G1)
São cerca de três horas e meia partindo de Ponte Alta do Tocantins até Mateiros. Antes, de Palmas a Ponte Alta, foram 2 horas de ônibus”, lembra. Mas tanto esforço, segundo o leitor, vale a pena. “Não se espante com a salada mista de cenários que pode fazer você se sentir nas savanas africanas, no pantanal ou nos lençóis do Maranhão. Será em momentos ímpares como esses, em meio às paisagens que beiram o sobrenatural, que você passará a ser grato ao fatigante e custoso caminho de acesso à reserva ambiental.”

Barra de Guaratiba, no RJ (Foto: Nild Furtado/VC no G1)Barra de Guaratiba, no RJ
(Nild Furtado/VC no G1)
A leitora Nild Furtado indica visitar a Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro. Segundo ela, o lugar tem uma praia bonita frequentada principalmente por famílias e possui um pôr do sol estonteante. Também é possível fazer trilhas que levam a outras praias, como a do Meio e a do Inferno, e mergulhar quando a maré está baixa. A Ilha do Frade, perto dali, é uma base que costuma reunir os mergulhadores. Nild recomenda visitar a Barra de Guaratiba em dias de semana, pois nos fins de semanas o lugar fica mais cheio. O trajeto de carro até lá, saindo do centro do Rio, costuma durar de 1h a 1h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário