MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Pais acampam em frente de escolas para tentar matricular filhos em MT


14/01/2013 12h48 - Atualizado em 14/01/2013 13h48


Em frente à Escola Estadual Liceu Cuiabano fila já tem cerca de 200 pais.
Matrículas estão previstas para começar na quarta-feira, dia 16.

Do G1 MT

Pais fazem fila em frente a escola em Cuiabá (Foto: Rayane Alves/G1)Pais fazem fila em frente ao Liceu Cuiabano desde sexta-feira (Foto: Rayane Alves/G1)
Mais de 200 pais montaram barracas e estão acampados em frente à Escola Estadual Liceu Cuiabano para tentar garantir a matrícula para os filhos em Cuiabá. A fila organizada pelos pais na porta da escola começou na sexta-feira (11) e as matrículas devem começar apenas na quarta-feira (16).
Elisângela Monteiro é uma das mães que está desde sexta-feira na fila. Ela disse ao G1 que já existe uma lista prévia com senhas para os pais que tentam as vagas para os filhos. "Eu estou aqui vai fazer três dias para garantir a vaga do meu filho que estuda em um colégio perto de casa. Porém, prefiro que ele venha para o centro pela localidade e pelo ensino que a escola oferece”, disse a mãe. Ela falou ainda que a partir do momento que os pais vão chegando, eles passam a pegar a senha, de acordo com a série que o estudante pretende cursar na escola.
Segundo o diretor Alceu Trentin, a escola já divulgou o número de vagas para este ano letivo. “São 330 vagas de manhã e à tarde para o primeiro ano do ensino médio e outras 160 para o período noturno. Já para o segundo e terceiro ano do ensino médio as vagas disponíveis são somente no período da noite com 90 vagas para o segundo e 80 vagas para o terceiro ano”, declarou.
O diretor relatou ainda que a escola não está disponibilizando estrutura como banheiro e água para os pais porque no ano passado, no mesmo período de matrículas, o pátio do colégio foi aberto para atender os pais, mas houve tumulto.  “O período de matrículas para os novos alunos vai começar a partir de quarta-feira (16). A organização para isso acontecer é a ordem de chegada e não esta lista prévia que estão organizando lá fora”, finalizou.
Pais fazem fila em frente a escola em Cuiabá (Foto: Rayane Alves/G1)Pais e filhos se revezam em barracas em frente a escolas em Cuiabá (Foto: Rayane Alves/G1)
Mais filas
Já em frente à Escola Estadual Souza Bandeira, na Avenida Fernando Corrêa, no Bairro Jardim Shangri-lá, em Cuiabá, a fila também começou na sexta-feira à noite. Na manhã desta segunda-feira, 111 pessoas estavam na fila aguardando o início das matrículas, previsto para quarta-feira (16).
A auxiliar administrativo Diosdete Gertrudes passou duas noites com um bebê de quatro meses na fila, mas a criança teve problemas de saúde e ela teve que deixá-la em casa com a família. “Para mim está sendo difícil deixar bebê de colo em casa, mas por outro lado estou também beneficiando meu outro filho para estudar em um das melhores escolas estaduais da cidade”, disse.
De acordo com a direção da escola são 58 vagas ofertadas, sendo 25 vagas para o primeiro ano; duas para o terceiro; seis para o quinto; 10 para o sexto; e 15 para o sétimo. E não há disponibilidade para novos alunos do quarto, oitavo e nono ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário