MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 27 de janeiro de 2013

Países enviam condolências ao Brasil após tragédia em Santa Maria


Governos lamentaram a morte dos jovens e sofrimento das famílias.
Incêndio em casa noturna deixou pelo menos 232 mortos.

Do G1, em São Paulo

Após a tragédia em uma casa noturna que deixou pelo menos 232 mortos em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, países enviaram condolências ao Brasil pelo incêndio.
Chile
O ministro das Relações Exteriores do Chile, Alfredo Moreno, lamentou a morte dos jovens e pela dimensão da tragédia. "Creio que isso não apenas enluta esse lugar, como a todos os nossos países. É lamentável que tanta gente jovem tenha sido atingida por uma tragédia tão grande", assinalou Moreno, em coletiva à margem da cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) e União Europeia (UE), que termina este domingo em Santiago.
O ministro disse ainda que o presidente chileno Sebastián Piñera já falou com a presidente Dilma Rousseff, que viajou de emergência ao Brasil para acompanhar a situação. "Oferecemos toda a nossa ajuda", acrescentou Moreno.
México
O governo do México também expressou suas condolências ao Brasil pelo incêndio ocorrido nesta madrugada. "Através da Secretaria de Relações Exteriores (SRE), [o país] expressa suas mais sentidas condolências ao governo e ao povo do Brasil e, em especial aos familiares das vítimas do infeliz incêndio", afirmou um comunicado oficial.
Reino Unido
O ministro das Relações Exteriores Hugo Swire divulgou uma nota no site do governo do Reino Unido lamentando a tragédia na boate Kiss. "Estou profundamente entristecido com as notícias do acidente trágico em Santa Maria. Meus sentimentos e sinceras condolências às famílias e pessoas queridas daqueles que perderam suas vidas, e desejo uma recuperação rápida às centenas de feridos que estão sendo tratados em hospitais", escreveu Swire.
Alemanha
A chanceler alemã, Angela Merkel, de visita oficial em Santiago, no Chile, deu pessoalmente seus pêsames à presidente Dilma Rousseff, que também se encontrava na capital chilena por ocasião da cúpula entre a União Europeia (UE) e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).

O ministro das Relações Exteriores, Guido Westerwelle, disse por meio de um em comunicado que se sentia "profundamente abalado" por esta "terrível tragédia" e transmitiu aos brasileiros seus pêsames. "Nossos pensamentos estão nestes tristes momentos com as várias vítimas e suas famílias, seus conhecidos e amigos", acrescentou o chefe da diplomacia alemã
Visita aos feridos
A presidente Dilma Rousseff suspendeu sua agenda no Chole, onde participava da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE), para visitar o local da tragédia, indicou uma fonte da presidência.
Por volta das 14h deste domingo (27), a presidente esteve no Hospital de Caridade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde visitou feridos do incêndio na boate Kiss. Após passar pelo hospital, a comitiva presidencial se dirigiu ao ginásio do Centro Desportivo Municipal, onde está ocorrendo o reconhecimento dos corpos das vítimas da tragédia.

Dilma conversou com alguns familiares que aguardam para fazer o reconhecimento dos corpos, mas, muito emocionada, logo deixou o local sem falar com a imprensa.
Com informações das agências France Presse e Efe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário