MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Peixes são encontrados mortos no Igarapé Inferninho, em Porto Velho


Pacu, branquinha e piau são algumas das espécies encontradas mortas.
Secretaria Municipal de Meio Ambiente disse que vai averiguar a situação.

Ivanete Damasceno Do G1 RO

Peixes aparecem mortos no Igarapé Inferninho em Porto Velho (Foto: TV Rondônia / Reprodução)Peixes aparecem mortos no Igarapé Inferninho em Porto Velho (Foto: TV Rondônia / Reprodução)
Augusto Guedes, produtor de flores tropicais, afirma ter encontrado, na quarta-feira (16), várias espécies de peixes mortas no Igarapé Inferninho, que passa dentro da chácara onde reside, localizada no Bairro Nova Esperança, em Porto Velho. Segundo o morador, uma das causas da morte pode ser o descarte de esgoto dos bairros próximos ao igarapé. Até esta sexta-feira (18), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) não tinha conhecimento do caso.
O morador diz que em 2012 encaminhou um abaixo-assinado para o Ministério Púlico (MP) de Rondônia solicitando intervenção na construção da rede de esgoto dos bairros Pantanal e Teixeirão, que segundo Augusto, tinha o projeto de despejo dos dejetos no igarapé.
“Aqui temos muitas espécies de animais e todos podem ser prejudicados se o igarapé estiver contaminado”, ressalta o morador.
Entre os peixes mortos, Guedes afirma que encontrou pacu, branquinha, piau, curimatã e bagre. Uma amostra da água deverá ser recolhida e analisada. "Preciso esperar a água baixar um pouco para coletar a amostra e mandar para análise", diz o morador.
  •  
Morador diz que causa da morte de espécies pode ser esgoto despejado no igarapé (Foto: TV Rondônia / Reprodução)Morador diz que causa da morte de espécies pode ser esgoto despejado no igarapé (Foto: TV Rondônia / Reprodução)
Segundo Marcelo Ferronato, coordenador de controle ambiental da Sema, a primeira ação será enviar uma equipe para o local e e verificar o caso para estudar as causas da mortandade das espécies. “Nós não tínhamos conhecimento deste caso, mas se constatarmos que há esgoto sendo despejado no igarapé vamos notificar a empresa”, diz o coordenador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário