MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Peru embarga importação de carne brasileira por 90 dias, diz governo


Informação foi confirmada pelo Ministério da Agricultura nesta quinta-feira.
Além do Peru, outros sete países já anunciaram embargo à carne brasileira.

Do G1, em Brasília

O Ministério da Agricultura informou nesta quinta-feira (3) que o Peru também passou a integrar a lista de países que anunciaram embargo contra a carne brasileira. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério, a decisão já foi publicada no Diário Oficial daquele país e deverá ser confirmada, até o fim da tarde, em comunicado ao governo brasileiro.
Atualmente, segundo o Ministério da Agricultura, há outros sete países que barram a carne brasileira: Japão, China, África do Sul, Arábia Saudita, Jordânia (procedente somente do Paraná), Taiwan e Coreia do Sul. O embargo acontece por conta do aparecimento de um caso "atípico" da doença da "vaca louca" no Paraná em 2010, que foi tornado público somente nos últimos meses.
No caso do Chile, que a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Tatiana Prazeres, informou na quarta-feira (2) também estar na lista, a informação não procede. De acordo com o Ministério da Agricultura brasileiro, o Chile suspendeu as importações de farinha de carne e de ossos do Brasil, mas não a carne propriamente dita.
Organização Mundial do Comércio
Ontem, o governo brasileiro informou que não descarta a possibilidade de ingressar com uma disputa comercial na Organização Mundial de Comércio (OMC), chamado de "contencioso", contra os países que barram a importação da carne brasileira.
"Não hesitaremos em abrir novas disputas na OMC caso se multipliquem as barreiras não compatíveis com a OMC. Já fizemos isso para açúcar, algodão, suco de laranja. O Brasil não descarta essa possibilidade, diante de barreiras incompatíveis com as regras internacionais. O Brasil já manifestou no âmbito da OMC a preocupação com as importações brasileiras. Se for o caso, poderemos sim acionar o último recurso e acionar na OMC. O brasil é ativo na defesa dos seus interesses", declarou Tatiana Prazeres, do MDIC, a jornalistas na ocasião.
Brasil é 2º maior exportador de carne bovina
Em 2012, o Brasil é o segundo maior exportador de carne bovina do mundo. Entre janeiro e outubro deste ano, somando miudezas, in natura e industrializada do produto, o Brasil vendeu 1,024 milhão de toneladas para o mercado internacional, segundo dados do ministério.
O maior comprador da carne bovina brasileira é a Rússia, que respondeu por 22,5% das exportações brasileiras no acumulado até outubro, seguida por Hong Kong (17,3%) e Egito (11,3%).
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Japão, a África do Sul e a China representam aproximadamente 1,5% da exportação brasileira de carne bovina no período de janeiro a novembro de 2012. Cada país corresponde, respectivamente, a 1.610 toneladas (0,14%), 639 t (0,06%) e 14.830 t (1,31%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário