MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Pesquisadores descobrem nova espécie de sapo em Juiz de Fora, MG


Sapo pequeno e de coloração escura é fácil de ser confundido com folhas.
Descoberta foi catalogada e publicada em uma revista científica alemã.

Do Globo Rural

Pesquisadores de Juiz de Fora, em Minas Gerais, descobriram uma nova espécie de sapo. O anfíbio, menor do que uma moeda de R$ 0,10 e que não é venenoso, foi batizada com o nome científico adelophryne meridionalis.
Há sete anos, os pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora faziam um mapeamento de espécies locais quando se depararam com o sapo minúsculo, de coloração escura e fácil de ser confundido com as folhas do chão. A cerca de lona, que orienta o animal para dentro do funil gradeado, é a armadilha usada na captura do sapo.
O anfíbio é do gênero adelophryne, termo em latim que significa sapo desconhecido. Ele só foi encontrado na área preservada de mata atlântica, em um parque municipal de Juiz de Fora, na zona da mata de Minas Gerais.
A maioria das espécies de anfíbios tem hábito noturno e gosta de umidade. Por isso, os pesquisadores precisam entrar na mata, independentemente do horário e do clima, para vistoriar as armadilhas e coletar os exemplares.

A descoberta foi catalogada e publicada no dia 30 de dezembro de 2012 em uma revista científica alemã. A nova espécie de sapo ainda é alvo de estudos. Os especialistas querem saber agora a forma de reprodução e as toxinas que podem alavancar outras pesquisas no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário