MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 27 de janeiro de 2013

Planalto envia peritos ao RS para ajudar no reconhecimento de corpos


Mais de 230 pessoas morreram em incêndio em boate de Santa Maria.
Ministério da Justiça ofereceu equipes da Força Nacional e da PF.

Do G1, em Brasília

O governo federal vai enviar neste domingo (27) peritos para auxiliar no reconhecimento dos corpos dos mais de 230 mortos em um incêndio em boate na cidade de Santa Maria, no interior do estado. Especialistas também ajudarão nas investigações sobre o incidente.
O Ministério da Integração Nacional informou que cederá um especialista em manejo de cadáveres, um em desastres e dois peritos em incêndio. A equipe será coordenada pelo secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Vianna.
O Ministério da Justiça disse neste domingo que colocou à disposição do governo do Rio Grande do Sul agentes da Polícia Federal e da Força Nacional. O ministro José Eduardo Cardozo conversou com o governador Tarso Genro e ofereceu peritos e papiloscopistas tanto da Força Nacional quanto da PF. Segundo a assessoria, ainda não está confirmada a ida de equipes para Santa Maria.
Já o Ministério da Defesa disse que médicos militares ajudarão as autoridades locais. A Força Aérea Brasileira (FAB) também já disponibilizou aeronaves para o transporte de corpos.
Uma aeronave levará três cirurgiões e uma equipe de enfermeiros do Rio de Janeiro para a cidade, outro avião levou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para Santa Maria e um terceiro, de Campo Grande (MS), foi enviado para eventual translado de corpos.
Além disso, cinco helicópteros da FAB foram colocados à disposição. O Exército montou um gabinete de crise em Santa Maria para apoio logístico.
A ministra  Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, disse que vai colocar a estrutura da secretaria à disposição dos familiares e solicitar celeridade na divulgação da lista de mortos, para minimizar o sofrimento dos familiares. As primeiras notícias dão conta de aproximadamente 230 pessoas mortas.
Em entrevista ao G1, Maria do Rosário relatou que a presidente Dilma Rousseff determinou ainda na manhã deste domingo que fosse mobilizada uma força-tarefa, composta por servidores federais e autoridades estaduais, para prestar apoio às vítimas e aos familiares.
No primeiro momento, enfatizou a titular dos Direitos Humanos, a prioridade das autoridades públicas é o atendimento às vítimas e a identificação dos mortos. Em uma segunda etapa, serão investigadas as causas do incêndio e as responsabilidades pelo incidente. A apuração criminal ficará sob a responsabilidade da polícia gaúcha.
Dilma também determinou, disse Maria do Rosário, que os servidores da Universidade Federal de Santa Maria se envolvessem na operação.
Conforme a ministra, assistentes sociais e psicólogos foram destacados para acompanhar os familiares no momento da identificação dos mortos. Algumas vítimas fatais foram identificadas com o auxílio dos documentos que elas portavam junto ao corpo na hora da tragédia.
O caso
A polícia e o Corpo de Bombeiros ainda trabalham no local em busca de mais informações sobre as circunstâncias da tragédia e para retirar corpos da área.
O número de pessoas que estavam na boate no momento do incêndio ainda não foi confirmado pelas autoridades. A festa reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e dois cursos técnicos.
Segundo informações preliminares, o fogo teria começado por volta das 2h30, depois que o vocalista da banda que se apresentava fez uma espécie de show pirotécnico, usando um sinalizador. As faíscas teriam atingido a espuma que faz o isolamento acústico no teto do estabelecimento e as chamas se espalharam.
O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência. Segundo o Corpo de Bombeiros, a boate estava com o alvará vencido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário