MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

População faz vigília em praça para impedir igreja de cortar 28 árvores


Moradores começaram manifestação nesta sexta-feira, em Formosa, GO.
Prefeito diz que área é propriedade particular da igreja e será reformada.

Carolina Simiema Do G1 GO

População faz vígilia para impedir corte de árvores em Formosa, GO (Foto: Amanda Moura)População faz vígilia para impedir corte de árvores em Formosa (Foto: Amanda Moura/arquivo pessoal)
Um impasse envolvendo o corte de 28 árvores de uma praça da cidade de Formosa, no Entorno do Distrito Federal, dezenas de moradores da cidade a acampar no local, na manhã desta sexta-feira (18). Eles alegam que os padres da diocese da cidade querem cortar as árvores que ficam na Praça Central, em frente à Catedral Imaculada Conceição. A retirada, segundo eles, se iniciaria no sábado (19).
O problema é que parte da população é contra a decisão e decidiu fazer uma vigília no local para tentar impedir a ação. Representantes do Fórum Permanente de Meio Ambiente de Formosa alegam que foi feita uma pesquisa que comprovou que cerca de 70% dos moradores não querem a retirada das árvores. Segundo eles, as árvores já existem há mais de 50 anos e são perfeitamente saudáveis e importantes para a oxigenação do local.
Moradores protestam contra derrubada de árvores (Foto: Amanda Moura)Moradores protestam contra derrubada de
árvores (Foto: Amanda Moura/arquivo pessoal)
“Nós vamos ficar em vigília aqui durante todo o tempo, inclusive de madrugada para impedir o corte das árvores. Nós já pedimos para a igreja para não fazer isso, mas não tivemos resposta. Então, estamos nos organizando e chamando toda a sociedade para ficarmos até amanhã [sábado] aqui”, disse ao G1 Janaína Faustino, uma das representantes do Fórum.
O G1 entrou em contato com a paróquia nesta manhã, mas a secretária informou que pároco responsável pela igreja, Dilmo Franco de Campos, está em um retiro religioso e só volta na próxima segunda-feira (21).
O prefeito da cidade, Itamar Barreto, confirmou ao G1 que o corte das árvores faz parte de um projeto de reurbanização e reforma da praça, que é propriedade particular da igreja.
“É um projeto de reurbanização interna, ou seja, a igreja contrataria uma empresa para cortar as árvores e reformar o local, o que é perfeitamente possível, já que se trata de um local de domínio próprio. Agora, a prefeitura é favorável à decisão e, inclusive, pode participar desde que haja um acordo para que novas mudas sejam plantadas no local. Então, podemos ajudar e estamos dispostos a plantar quantas árvores forem necessárias”, afirma o prefeito.

Igreja quer derrubar 28 árvores para reformar praça em Formosa (Foto: Amanda Moura)Igreja quer derrubar 28 árvores para reformar praça em Formosa (Foto: Amanda Moura/arquivo/pessoal)

Um comentário:

  1. Aff, pelo amor de Deus é um projeto de reurbanização sim. Essas árvores oferecem risco (como já foi comprovado na ultima chuva forte em nossa cidade), e além disso não são nem próprias do cerrado, são exóticas.
    A população que usa a praça (que é de propriedade da igreja) é a favor da reforma da praça. Eu sou estudante em Brasília e quando vou pegar o ônibus de madrugada em frente a catedral, vejo o estado que está a praça escura e sem segurança. A Igreja tem um projeto onde serão plantadas novas árvores.
    E esses "ativistas" NÃO SÃO a voz da cidade, são meia dúzia de gente que não se manifesta com a poluição de nossas nascentes, derrubada do nosso cerrado e corte de árvores em nossas casas. Porque aparecerem agora?
    Espero que mantenham o argumento no foco estritamente ambientam e para finalizar vamos consultar toda a população, é votação minha gente!! E então seja qual for o resultado deve ser comprido a vontade VERDADEIRA do povo!!

    ResponderExcluir