MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

População sofre para conseguir vagas em cemitério rotativo de Belém


Sepultamentos precisam ser agendados com 48 horas.
Cemitério Parque Tapanã é o único público de caráter rotativo na cidade.

Do G1 PA
O Cemitério Parque Tapanã é o único cemitério público de caráter rotativo em funcionamento em Belém. Apesar de dispor de espaço físico para o efetivo de 47 mil sepulturas, não tem mais capacidade para novas construções. Os poucos sepultamentos só são possíveis após processo de exumação.
Uma moradora que se identificou como Marília entrou em contato com a reportagem para denunciar uma situação. Ela disse que seu sogro faleceu em uma quarta-feira e a família não conseguiu vaga no cemitério público do Tapanã. Segundo Marília, a administração do cemitério informou que só teria vaga para o sepultamento no sábado. A família não tinha condições para pagar por um cemitério particular.
“A informação que tivemos foi que só poderia ser feito o sepultamento mediante agendamento após 48h. Ficamos preocupados porque o correto é darmos entrada em 24h e ficar dois dias é meio complicado”, disse Adriano, que é irmão da Marília. “A solução foi que havia um funcionário que trabalhava no cemitério que morava na comunidade e nós articulamos com ele. A família veio aqui de manhã conversar com ele e a tarde foi realizado o sepultamento”, conta ainda Adriano.
Cemitério Parque Tapanã é o único público de caráter rotativo em Belém. (Foto: Reprodução/TV Liberal)Cemitério Parque Tapanã é o único público de
caráter rotativo em Belém.
(Foto: Reprodução/TV Liberal)
A administração do cemitério estima que 15 pessoas são sepultadas por dia. “Infelizmente o quadro que recebemos é este, mas nós estamos tomando as providencias cabíveis. Mas a principio gostaria de dizer que essas 48h as vezes se dá em 24 horas. O levantamento que está sendo feito dos jazigos, que tem o prazo para fazer exumação e consequentemente a abertura de novas vagas estão sendo feitos de forma gradual", afirma Ladisley Sampaio, administrador do Cemitério Parque do Tapanã.
Conforme informações da administração do cemitério, diferente do que dispõe a legislação vigente, que determina um prazo de 5 anos para a exumação de adultos e 03 anos para a exumação de crianças, no cemitério do Tapanã o prazo pode chegar a 8 anos, devido ao tipo de solo, que propicia o fenômeno da saponificação (conservação dos corpos), fato que contribui para o esgotamento da capacidade física do mesmo.
No cemitério do Tapanã a situação é bastante delicada e como medida paliativa, a prefeitura determinou o levantamento em massa dos jazigos que ultrapassaram o prazo legal para a exumação, visando com isso o surgimento de novas vagas.
A prefeitura informou que devem surgir novas vagas, logo que forem feitas duas exumações. A administração publicou dois editais de exumação, com prazo a vencer no próximo dia 19 e 26, conforme determina o artigo 185, parágrafo 1º da lei 7.055/77 (código de posturas do município de Belém, dos quais devem surgir novas vagas).
Cemitério do Tapanã
Inaugurado em setembro de 1996, em uma área total de 129 mil m², dividida em vinte e duas quadras de tamanhos variados, das quais a quadra nº 15 é destinada aos judeus e as quadras de nº 21 e 22 aos ossuários, existe ainda uma área de mais de 200m de extensão, que não possibilita o uso para sepultamentos por ser uma área de várzea, propensa a alagamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário