MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Pôr do sol de Sambaqui é o mais lindo da Ilha de SC, diz pescador


Santo Antônio de Lisboa é outro local com visão privilegiada.
Decks à beira-mar permitem que turistas apreciem paisagem.

Do G1 SC

Praias estão entre os destinos mais procurados pelos turistas em Santa Catarina (Foto: Géssica Valentini/G1)Praias estão entre os destinos mais procurados pelos turistas em Santa Catarina (Foto: Géssica Valentini/G1)
Pescador fala sobre a origem da Praia de Sambaqui (Foto: Géss])Pescador fala sobre a origem da Praia de
Sambaqui (Foto: Géss])
O pescador Timotinho, de 54 anos, não tem dúvidas ao afirmar que observar o pôr do sol da Praia de Sambaqui, no Norte da Ilha de Santa Catarina, é uma de suas ocupações preferidas. "É o mais lindo da Ilha. Santo Antônio de Lisboa, aqui do lado, também tem um pôr do sol muito bonito", diz.
Ele nasceu em Sambaqui, vendo o mesmo pôr do sol. Por isso, sabe com precisão o horário e as épocas do ano em que o espetáculo no céu é mais bonito. "No verão, é entre 19h e 19h30 que o céu fica laranja, mais bonito ainda quando não tem nuvens no céu", diz, além de afirmar que a explicação é a localização geográfica do local. "Desde lado da Ilha, o pôr do sol é o mais lindo. Já para ver o nascer do sol, o mais bonito é na Praia do Moçambique, no Leste", comenta Timotinho, que perdeu a conta de quantas vezes assistiu a cena.
Rendeira cultiva tradição açoriana (Foto: Géssica Valentini/G1)Rendeira cultiva tradição açoriana
(Foto: Géssica Valentini/G1)
Outra conta que ele perdeu é do número de anos que é pescador. Aos seis anos de idade já ajudava a fazer redes de pesca e pouco depois começou a frequentar os barcos. Aprendeu o ofício com o avô. Além disso, andava 6 km para ir à escola. "A aula era das 7h às 12h, sem intervalo. Na volta, comíamos goiabas e pitangas, que encontrávamos no caminho".
Mais tarde, Timotinho casou com uma rendeira, outra tradição açoriana cultivada pela família. Ela também aprendeu a arte com a avó e ainda senta para fazer renda constantemente.
Os dois dizem que vivem tranquilos, cultivando as tradições e a simplicidade. "Nunca tive pretensão de enriquecer. A pesca sempre foi uma atividade difícil, em que só é possível conseguir o necessário para sobreviver. Mas acho que realizei todos os sonhos. Mesmo sem condições financeiras, meus quatro filhos concluíram um curso superior. Esse era o maior de todos os desejos", afirma, orgulhoso de cada um dos filhos.
Atualmente, vai pescar somente por prazer. "As embarcações maiores cortam as redes. Às vezes o prejuízo é maior que o lucro, mas pescar é um passatempo, assim como ver o pôr do sol", conclui.
Na garagem, em vez de um carro, há um barco. Apenas uma porta separa a casa do mar. Já aos turistas que não tem o mesmo privilégio, de observar o mar de casa, há decks espalhados pela Praia, que servem de locais de parada para observar a cena.
  •  
Decks em Sambaqui servem de local para observar pôr do sol (Foto: Géssica Valentini/G1)Decks em Sambaqui servem de local para observar pôr do sol (Foto: Géssica Valentini/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário