MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Porto de Fernando de Noronha é fechado por causa de grandes ondas


Cinco barcos naufragaram no Porto de Santo Antônio, segundo a Marinha.
Embarcações da ilha estão sendo transferidas para a Praia do Sueste.

Do G1 PE

Devido às ondas enormes, porto teve que ser interditado (Foto: Divulgação/Léo Veras)Devido às ondas enormes, porto teve que ser interditado (Foto: Divulgação/Léo Veras)
O Porto de Santo Antônio, em Fernando de Noronha, foi interditado na manhã desta quarta-feira (16), por causa das ondas grandes que atingiram o arquipélago durante a madrugada. De acordo com a Marinha, cinco barcos naufragaram, mas ninguém ficou ferido. Desses, dois barcos são de pesca (Bita I e Sabino's) e três, de passageiros (J. Pelassa, Mardamonia e Juca II). Foram também danificados na entrada do Porto a escada do píer, a bóia de sinalização e alguns barcos que estavam na areia da praia.

Todas as embarcações que estavam ancoradas no porto estão sendo transferidas para a Praia do Sueste, do outro lado da ilha. A transferência acontece após autorização do Instituto Chico Mendes. Como a área é parte do Parque Nacional Marinho, os barcos só podem entrar com a permissão do Instituto, que é dada em casos excepcionais.
As ondas, que chegaram a alcançar cinco metros de altura por volta das 20h da terça (15), foram ocasionadas por um swell, fenômeno resultado da propagação de energia de uma grande tempestade oceânica em forma de ondas. A tempestade se originou na costa leste dos Estados Unidos e se direcionou para o Atlântico Sul, de acordo com o engenheiro de pesca Léo Veras, que mora na Ilha.
(No vídeo ao lado, veja como ficou o porto depois das ondas gigantes. As imagens são da TV Golfinho.)

Segundo a Marinha, novos incidentes ainda podem acontecer nesta quarta, visto que o fenômeno não terminou, mas a tendência é que o tamanho das ondas diminua ao longo do dia. O órgão lembra ainda que grandes ondas são comuns nesta época do ano. A Marinha também enviou para Noronha o navio-patrulha "Goiana", que deve chegar no arquipélago na quinta (17) pela manhã, para apoiar no resgate de embarcações à deriva e de pessoal, caso haja necessidade. "A situação no momento está mais tranquila, mas estamos com um alerta para essa tarde, sobre a possibilidade de novas ondas. Natureza você não pode confiar, mas estamos preparados. Todas as providências já foram tomadas", afirma o administrador geral da Ilha, Romeu Baptista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário