MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Preço do suíno cai e produtores têm dificuldade para se manter em SC


Passadas as festas de fim de ano, preço do suíno voltou a cair.
Produtores independentes buscam alternativas para compensar a queda.

Do Globo Rural

Nelson Kunzler Junior é dono de uma granja de ciclo completo em Concórdia, oeste de Santa Catarina.
Em dezembro, ele chegou a receber R$ 3,40 pelo quilo do suíno vivo, hoje o valor não chega a R$ 3. Ele conta que até daria para sobreviver com este valor, se não fossem os custos de produção.

Sem recurso para comprar a ração, teve produtor da região que foi obrigado a vender os animais bem abaixo do peso, como conta o presidente do Instituto Nacional da Carne Suína, que representa todos os segmentos do setor, incluindo os produtores independentes, Wolmir de Souza.
“O produtor perdeu o capital de giro, o dinheiro, perdeu crédito. Além da alta dos insumos, a inadimplência forçou quem tinha grãos a vender somente no dinheiro”, diz.
Oraldi Martelli se associou a outros 15 produtores, que juntos têm enviado, em média, 1200 suínos por semana para as regiões Norte e Nordeste em busca de preços melhores.
Uma carreta carregada com aproximadamente 900 animais vai passar dois dias na estrada. A carga tem como destino Feira de Santana, na Bahia, uma viagem de três mil quilômetros. Dois motoristas se revezam na direção para chegar ao destino o mais rápido possível e evitar que animais adoeçam.
Para os produtores integrados, que recebem a ração da indústria, o valor recebido pelo suíno não foi alterado e a expectativa da agroindústria é de que o preço seja mantido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário