MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 27 de janeiro de 2013

Prefeitura de Curitiba vai rever alvarás de boates após tragédia no RS


Reunião foi anunciada pelo prefeito Gustavo Fruet neste domingo (27).
Incêndio em casa noturna de Santa Maria deixou 233 mortos e 131 feridos.

Fernando Castro Do G1 PR

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), anunciou neste domingo (27) que irá realizar uma reunião na Secretaria Municipal de Urbanismo para analisar e rever os procedimentos de concessão de alvará para casas noturnas. O anúncio veio na sequência da tragédia ocorrida em Santa Maria (RS), onde mais de 200 pessoas morreram após incêndio na boate Kiss.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou após uma das bandas que se apresentava ter executado uma espécie de show pirotécnico com sinalizador. As faíscas atingiram a espuma do isolamento acústico no teto da boate e deu início ao fogo, que se espalhou em minutos. Em pânico, muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência e houve tumulto na saída principal do estabelecimento, resultando em 233 mortos e 131 feridos.
Em entrevista ao G1, o secretário de urbanismo Reginaldo Cordeiro confirmou a reunião para a segunda-feira (28). Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Vigilância Sanitária e entidades da área devem ser convidados para debater o assunto. “Vamos fazer um raio-x do que está acontecendo em Curitiba. Nós chegamos agora e não sabemos se existem casas noturnas irregulares”, explicou à reportagem.
Segundo Cordeiro, o foco de verificação devem ser tanto as boates com alvarás vencidos, como também as que funcionam sem o documento. “O pior de tudo é ter casa noturna não cadastrada, porque é através do alvará que os órgãos conseguem fiscalizar”, disse. De acordo com o secretário, cabe à Prefeitura a primeira etapa na concessão do documento, que é a verificação do zoneamento da área onde se pretende instalar o estabelecimento.
Após a autorização, o secretário explica que a casa noturna precisa ainda de liberação da Vigilância Sanitária, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e da Secretaria de Meio-Ambiente. No caso da boate em Santa Maria, o documento foi concedido, mas havia vencido em agosto de 2012, segundo os bombeiros. “Geralmente os alvarás são prorrogados anualmente”, disse Cordeiro.
Londrina
O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD), também anunciou uma reunião sobre o mesmo tema para segunda-feira (28). Pelo Facebook, ele disse que as secretarias municipais envolvidas na concessão de alvarás devem estar presentes para "checagem dos procedimentos vigentes, inclusive os de fiscalização".

As secretarias municipais envolvidas na concessão de alvarás de funcionamento de casas noturnas estarão reunidas amanhã para checagem dos procedimentos vigentes, inclusive os de fiscalização.

Boate que pegou fogo em Santa Maria (RS) estava com alvará vencido (Foto: Germano Roratto/Agência RBS)Boate que pegou fogo em Santa Maria (RS) estava com alvará vencido (Foto: Germano Roratto/Agência RBS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário