MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Produtor rural colhe batata doce de 20kg em Colatina, no ES


Bom tratamento e alteração genética causaram crescimento, diz Incaper.
Vizinhos e amigos do produtor rural não acreditaram na descoberta.

Do G1 ES

Um produtor rural de Colatina, na região Noroeste do Espírito Santo, ficou surpreso com o que colheu nesta terça-feira (8): uma batata doce de 20kg. Vizinhos e amigos do produtor rural não acreditaram quando souberam da descoberta. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a boa irrigação aliada a uma possível alteração genética podem ter causado o cresimento exagerado da planta.
"Eu comecei a 'cavucar', abri aquela panela e quando me deparei com ela do meio para baixo, eu agarrei nela, puxando, para poder arrancá-la. Foi bastante difícil, mas consegui", contou o produtor rural Alzerino Alves. A batata doce 'gigante' foi colhida na propriedade de Alzerino, no interior de Colatina, mas teve que ser pesada na balança para comprovar o peso de 20kg aos desconfiados.
"Não dava para acreditar não. Ele é pescador, então, sabe como é. Pescador  e caçador falam muita mentira. Eu só acreditei porque eu vi", disse o vizinho Osmar Souza. Após colher o produto, Alzerino conta que amigos e familiares vão participar da 'farra da batata'. "Eu vou fazer doce, batata frita, cozida, assada. Nós vamos fazer a festa", falou.
Segundo o engenheiro agrônomo do Incaper, Eurides Batisti, o bom tratamento aliado a uma alteração genética podem ter provocado tamanho crescimento. "Uma boa nutrição, uma boa irriação, um bom trato pelo proprietário provocam esse crescimento exagerado da planta, aliado a uma possível alteração genética", explicou.
Produtor encontra batata gigante em Colatina (Foto: Reprodução / TV Gazeta)Produtor encontra batata gigante em Colatina (Foto: Reprodução / TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário