MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 13 de janeiro de 2013

Produtores rurais realizam protesto por melhorias em estrada, no AM


Ao todo, 230 produtores dependem do Ramal ZF1 para escoar a produção.
Transporte escolar não consegue transitar no local devido aos buracos.

Do G1 AM

Produtores rurais realizaram um protesto neste sábado (12) reivindicando melhorias em uma estrada que liga áreas produtivas da região à BR-174. Eles estariam tendo prejuízos devido às péssimas condições do ramal.
A manifestação foi realizada por agricultores. Gente que precisa de terra para produzir e da estrada para escoar a produção. O produtor rural Francisco Araújo trabalha há 20 anos no Ramal ZF1. "Se der um chuvisco, ninguém mais sobe ladeira. A dificuldade é muito grande. Alguns produtos estragam", contou.
Passar pelo ramal é quase enfrentar uma prova de rally. Ao todo, 230 produtores rurais dependem do ramal principal para escoar a produção, sem contar os que trabalham nas estradas vicinais. Sem estradas em boas condições, eles não retiram a produção e não pagam os empréstimos. Com isso, ficam inadimplentes e possuem muita dificuldade para manter as famílias aqui. Muitos abandonam o lugar.
O produtor rural Rui Coelho perdeu tudo o que produziu. "Perdi a produção de laranja, o peixe e a produção de macaxeira", disse. Cerca de 30% da produção de laranja do agricultor Raimundo Macena foram parar no lixo. "A estrada quebra carro. Já perdi uma picape e outros produtores perdem o veículo porque não se trata somente de manutenção. Existe um momento em que nem isso adianta mais", explicou.
O ramal em péssimo estado prejudica também as crianças. O filho da produtora Ana Lúcia Lopes não estuda porque o transporte escolar não chega até a casa dela. "Não tem condições, porque o aluno não tem como sair. O ônibus também não consegue entrar por conta dos buracos", afirmou.
Soraia Gomes vai embora do local para não deixar os filhos sem estudar. "O que mais me importa é o estudo. O que não tive quero dar para eles. Vou correr atrás de trabalho", relatou.
A área pertence à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e a assessoria do órgão informou que o atendimento desta solicitação só poderá ser realizado na segunda-feira (14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário