MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Profetas da chuva do Ceará fazem suas previsões para o ano de 2013


Encontro acontece sábado (12) no município de Quixadá.
Uns dizem que vai choverá, já outros não estão tão otimistas.

Do G1 CE

O Encontro dos Profetas da Chuva vai ser realizado no próximo sábado (12) no município de Quixadá, a 158 km de Fortaleza. O evento ocorre há 17 anos no mês de janeiro e reúne profissionais do Ceará e de outros estados do Nordeste que observam a natureza e dizem se a seca vai continuar ou não.
Segundo o observador de natureza Ribamar Lima, o grupo cearense não gosta de ser chamado de "profetas". Mas sim de observadores. "Cada um tem seu jeito de observar a natureza. Por isso que eu costumo dizer que nós não somos profetas, mas sim observadores, que muitas coisas deixam passar.  Para gente não, como por exemplo, você vê um formigueiro e se a formiga sair de um lugar para outro, nós procuramos saber se está saindo de um local baixo ou para alto. Ou então ao contrário. Se for para o baixo para alto é porque vai chover e ali vai alagar. E se você encontrar no roçado um ninho de rolinha no chão é porque não vai chover", explica.
Já o observador de natureza Antônio Lima diz que "o homem não sabe de nada". "Quem sabe é a natureza. Uma formiga, uma abelha, o pássaro que mora aqui ou um sapo. Aquele que diz que a natureza não sabe de nada está errado. Quem conhece é o sapo, por exemplo, que passa seis meses dentro de um buraco sem cantar e comer. Quando está perto de chover ele começa a cantar", conta.
Para Manuel Estanislau, de 76 anos, morar no interior é uma dádiva de Deus. Na opinião dele seria impossível ler a natureza morando na cidade. "Morar na cidade é muito ruim. Não dá para ver nada. Observar os planetas é impossível devido à luz das cidades. Não sabemos  quando o cruzeiro do sul está saindo, dentre outras coisas", disse.
Opiniões distintas
De todos os observadores da natureza, o mais respeitado é José Irismar. Segundo suas previsões o Ceará vai ter um bom inverno. "Vai dar uma chuvinha variada. Teremos chuva em janeiro, fevereiro e a partir de março vai melhorar ainda mais a quadra invernosa. Seca não vai ter", disse.
Apesar de estarem juntos, as opiniões são distintas. Cada um diz uma coisa. No ponto de vista de Francisco Alves, também um dos mais respeitados da região, o inverno não vai ser tão bom e que a chuva só caíra no início de fevereiro.  "Olhando para o mandacaru posso afirmar para você que não chove agora. Ele está seco. O inverno só vai acontecer a partir do dia 5 de fevereiro em diante. E em abril teremos 15 dias sem chuva", disse Francisco Alves.
Há 17 anos profetas de todo o Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí se reúnem em Quixadá par ver o que conseguem prever. No sábado )12) esses e outros 32 homens vão dar ou não esperança para quem não cansa de olhar para cima esperando por água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário