MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 6 de janeiro de 2013

Queima da Lapinha encerra festejos natalinos no Grande Recife


Cerimônias ocorrem no Sítio da Trindade, Pátio de São Pedro e em Olinda.
Tradição popular também anuncia a chegada do período carnavalesco.

Do G1 PE

Pastoril (Foto: Divulgação / Prefeitura do Recife)Pastoril anima tradição no Dia de Reis, acompanhando a
Queima da Lapinha. (Foto: Divulgação / Prefeitura do Recife)
Seis de janeiro é Dia de Reis, comemorado com a tradicional Queima da Lapinha, que anuncia o fim do ciclo natalino e a chegada do carnavalesco. A manifestação popular ocorre neste domingo (6), em alguns pontos de Olinda e do Recife.

Na capital pernambucana, o evento acontecerá simultaneamente no Sítio da Trindade, no bairro de Casa  Amarela, na Zona Norte, e no Pátio de São Pedro, no bairro de São José, no Centro. O evento, organizado pelo prefeitura, reunirá diversos pastoris religiosos, que seguirão em cortejo pelas ruas até o destino final, onde será realizado o ritual da fogueira.

Em Casa Amarela, a concentração dos pastoris será às 18h, na Igreja da Harmonia, e o cortejo segue para o Sítio Trindade. Após a queima da lapinha, começa a festa profana com a apresentação do bloco lírico Cordas e Retalhos, Orquestra de Frevo Vereda Tropical e Grupo de Dança Raízes.

No Centro do Recife, a concentração de pastoris será também às 18h, no Pátio do Carmo. Na chegada ao Pátio de São Pedro, após a cerimônia com a fogueira, a folia será animada pela Orquestra de Frevo Veneno.

Olinda
Em Olinda, a festividade começa com cortejo que sairá da Rua Serapião, no bairro Amaro Branco, a partir das 17h. O roteiro segue pela Sé, ladeira de São Francisco, terminando na Praça do Carmo, por volta das 19h, onde acontece o ritual da queima da lapinha. Grupos de pastoris também seguirão o cortejo.

Segundo a crença popular, as palhas da lapinha devem ser queimadas para trazer sorte. A manifestação geralmente tem início com a apresentação de grupo de Guerreiro, depois as pastoras saúdam o presépio com cantos, retiram todas as figuras do presépio e recolhem as palhas e flores que o adornaram. Eles são embalados e transformados num andor, que é queimado. Durante a celebração, os presentes escrevem um desejo em um papel e jogam-no às chamas. Depois, a folia momesca é anunciada ao som de frevo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário