MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 20 de janeiro de 2013

Raras e coloridas, orquídeas são atração em Alegrete, RS


Aposentada Eny Ceroline é famosa em Alegrete por seu jardim florido.
Expert Milton Linhares ensina os cuidados básicos no cultivo da planta.

Do G1 RS

Diversas espécies de orquídeas em Alegrete, RS (Foto: Reprodução/RBS TV)Diversas espécies de orquídeas cultivadas em Alegrete, no RS (Foto: Reprodução/RBS TV)
 De uma das maiores famílias da botânica, a orquídea desperta a paixão de dois moradores de Alegrete, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. É lá que vive a aposentada Eny Ceroline, conhecida por ter diversos exemplares da flor em casa. Para especialistas, o cultivo é simples, porém específico. A planta está dividida em mais de 30 mil gêneros e espécies em todo o mundo.
Aposentada Eny Ceroline, que cultiva orquídeas em Alegrete, RS (Foto: Reprodução/RBS TV)Aposentada Eny Ceroline tem predileção por
orquídeas (Foto: Reprodução/RBS TV)
Eny Ceroline não sabe precisar quantas flores tem, mas o hábito da jardinagem a acompanha há muitos anos. “Sempre tive flores, desde solteira meu jardim era bonito. Também estou sempre comprando novas. Algumas são difíceis de conservar, mas tenho uma que está há três meses florida. É um encanto, todo mundo adora. Algumas pessoas chegam a parar no portão para olhar”, conta ela.
Para o orquidófilo Milton Linhares, que era professor de história e há 20 anos deixou as salas de aula para se dedicar à paixão pela flor, é preciso seguir uma série de regras para que a planta cresça saudável.
“O básico é cuidar da luz, da adubação e da ventilação, que variam conforme a espécie. Se for um phalaenopsis, por exemplo, deve ficar dentro de casa, com muita luz, mas sem sol direto. Procure molhar somente o substrato, não as folhas, especialmente no inverno. A associação de água e frio pode causar danos. Além disso, o vaso sempre precisa ser enxugado antes de uma nova rega”, ensina.
Orquidófilo Milton Linhares (Foto: Reprodução/RBS TV)Orquidófilo Milton Linhares
(Foto: Reprodução/RBS TV)
No fim do ano passado, a Secretaria do Meio Ambiente de Alegrete organizou uma exposição de orquídeas no centro da cidade.  Foi a segunda edição do evento, que a cada ano conquista novos adeptos do cultivo da planta. “É enigmático. Uma vez começando a ser cultivada, a orquídea fascina as pessoas”, diz o especialista.
As orquídeas habitam os mais diversos locais, desde grandes altitudes até regiões banhadas pelo mar, sobrevivendo em áreas muito frias e também em regiões tropicais.
 A principal orientação para o cultivo é justamente a observação dos hábitos naturais das espécies  para que os ambientes possam ser reproduzidos em outros lugares. Apesar da maioria das espécies não serem vistosas, o formato curioso de suas flores é costuma ser atrativo àqueles que entendem do assunto. “E no final, o tempo que você dedicar a elas vai ser retribuído com flores, perfume, colorido. O mundo das orquídeas é fantástico”, resume Linhares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário