MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Ribeirinhos da região amazônica sonham com energia elétrica


Eles moram ao lado de uma das maiores usinas hidrelétricas do país.
Mesmo assim, falta energia elétrica em região do Pará.

Do Globo Rural
Luz, a agricultora Maria Rosineide Costa só vê de longe. A cidade iluminada fica do outro lado da ilha e o jeito é acender a lamparina.
Nas ilhas de Tucuruí, sudeste do Pará, bem perto da maior suína hidrelétrica brasileira, cerca de 1450 famílias de ribeirinhos vivem sem energia elétrica. Os moradores não se conformam.
O último censo do IBGE apontou que quase 716 mil famílias viviam às escuras no país, mas segundo o Ministério das Minas e Energia, metade já foi beneficiada pelo programa Luz Para Todos. A promessa é iluminar o restante até 2014.
O benefício não deve chegar aos moradores das ilhas. O coordenador do programa Luz Para Todos, Luiz Galiza, explica que o custo para construir subestações que levem energia até eles é muito alto. Entretanto, segundo Galiza, o governo estuda a implantação de painéis que captem energia solar para garantir eletricidade aos moradores das ilhas.
Enquanto isso, resta a quem mora nas ilhas sonhar em ver a casa iluminada, usar eletrodomésticos, beber água geladinha e aposentar de vez a lamparina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário