MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 19 de janeiro de 2013

São Sebastião é o 16º integrante da comissão de frente da Tijuca


Imagem do padroeiro foi levada para barracão da escola em 2004.
Com santo desfilando, escola já conquistou dois campeonatos e um vice.

Alba Valéria Mendonça Do G1 Rio

Barracão da Unidos da Tijuca (Foto: Rodrigo Gorosito/ G1)Imagem de São Sebastião que protege barracão e aguarda momento de desfilar na comissão de frente da Unidos da Tijuca (Foto: Rodrigo Gorosito/ G1)

Até então, era um segredo que o diretor de carnaval da Unidos da Tijuca, Ricardo Fernandes, não contava a ninguém. Desde que São Sebastião passou a integrar a comissão de frente, em 2010, a escola já conquistou dois títulos e um vice-campeonato. Feito que Fernandes espera que se repita neste carnaval.
“São Sebastião é o padroeiro da escola. Comprei a imagem em 2004 e levei para o barracão, de onde ela não mais saiu”, contou Ricardo.
Coincidência ou não, 2004 foi o ano que a Unidos da Tijuca surpreendeu ao entrar na Marquês de Sapucaí com o enredo “O sonho da criação e a criação do sonho: a arte da ciência no tempo do impossível”, do carnavalesco Paulo Barros. Ninguém sabia muito o que esperar do desfile até que surgiu uma comissão de frente inovadora e o carro do DNA.  Resultado: a escola conquistou seu primeiro vice-campeonato.
Fé na passarela
Os anos se passaram, Ricardo Fernandes saiu da Unidos da Tijuca, mas a imagem permaneceu no barracão. O diretor voltou à escola de samba do Borel em 2009 e no carnaval seguinte, teve a ideia de inserir a imagem do padroeiro na comissão de frente.
São Sebastião ou Oxóssi, nosso protetor, foi o maior dos segredos do enredo “É segredo”. A imagem desfilou por todo o Sambódromo no backstage das bailarinas da comissão de frente. E trouxe o primeiro título do Grupo Especial para a escola fundada em 1932.
No ano seguinte, com o enredo “Esta noite levarei sua alma”, lá estava de novo a imagem de São Sebastião na comissão de frente, desta vez na lápide do túmulo, onde os mortos-vivos perdiam a cabeça. Naquele ano, a escola conquistou o vice-campeonato.
Ano passado, São Sebastião estava na grande sanfona de onde saia a “alma” do sanfoneiro.  O enredo era “O Dia em que toda a realeza desembarcou na avenida para coroar o rei Luiz do Sertão” e a Unidos da Tijuca mais uma vez levou a taça de campeã.
“Desde que a imagem passou a desfilar temos feito bons desfiles. Este ano São Sebastião vai estar lá mais uma vez. A gente sempre encontra um jeito de colocar ele na comissão de frente. Ele nos protege e nos dá sorte”, garantiu o diretor de carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário