MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Seca de 2012 afeta produção de coco da Paraíba


Plantações inteiras foram perdidas e somam um enorme prejuízo.
Falta emprego para quem trabalha e sobrevive da cultura.

Do Globo Rural

Todos os dias, um grupo de agricultores vai ao Núcleo II, em São Gonçalo, município de Sousa, sertão paraibano, na tentativa de conseguir carregar os caminhões com coco para garantir a renda familiar.
Devido a seca, eles têm ficado mais tempo parados do que trabalhando.
O trabalhador rural Leandro de Sousa reclama que não tem serviço. “A diária da gente é R$ 35. Antigamente, a gente trabalhava cinco dias na semana, hoje a gente está trabalhando só um dia", reclama.
O caminhoneiro Edson José da Silva foi de Juazeiro do Norte, no Ceará, levar uma carga de coco para João Pessoa, mas corre o risco de sair de lá com a carroceria vazia.
Mesmo se o inverno este ano for regular, ainda assim não vai ser possível salvar toda a produção de coco de Sousa. Há casos de plantações inteiras que morreram e os agricultores só vão conseguir voltar a produzir daqui a quatro ou cinco anos.
Há áreas que parecem um verdadeiro cemitério de coqueiros. Na produção de Lucas Raimundo morreram 350 pés. “Isso é uma lavoura que tem 30 anos de vida útil, até mais um pouco, e agora está tudo perdido”, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário