MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Semsa prepara ação para combate da hanseníase em Manaus


Trabalhos vão ser realizados em 72 UBS e UBFs da capital.
Evento acontece entre os próximos dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro.

Do G1 AM

Semsa prepara ação para combate da hanseníase em Manaus (Foto: Divulgação/Semsa)Semsa prepara ação para combate da hanseníase em Manaus (Foto: Divulgação/Semsa)
O combate à hanseníase será intensificado em Manaus com uma programação especial em 72 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF´s) espalhadas por Manaus. O evento acontece entre os próximos dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro e os pacientes são submetidos a exames dermatológicos feitos por equipes de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários em saúde e de Educação em Saúde.
Coordenada pelo Núcleo de Controle da Hanseníase da Semsa, a ação será realizada simultaneamente nos quatro Distritos de Saúde (Disa) localizados nas Zonas Norte, Sul, Leste e Oeste de Manaus, além do Distrito de Saúde Fluvial. Com a campanha, a Prefeitura de Manaus pretende atender orientação do Ministério da Saúde para que, em cada município, a meta seja de 85% da população livre da doença.
Durante as ações, as equipes de saúde realizarão a triagem dos pacientes que apresentarem manchas na pele, fazendo o teste de sensibilidade. O diagnóstico da doença é feito através do exame de pele, no qual poderão ser identificadas as manchas avermelhadas ou não. Os pacientes detectados com a doença receberão o tratamento que dura de seis a 12 meses, dependendo do grau de manifestação apresentado.
De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o Amazonas ocupa o 18º lugar na detecção de casos novos em maiores de 15 anos e na 15ª posição na detecção da doença em menores de 15 anos. Em 2012, um total de 603 casos novos foram registrados no Estado, dos quais 205 diagnosticados na capital, o que corresponde a 33% da totalidade dos registros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário